terça-feira, fevereiro 07, 2006

Viseu, Universidade Pública

O Sr. Reitor da Universidade Católica Portuguesa, Dr. Braga da Cruz, afirmou em Viseu no dia 12/02/2004 que “não há espaço nesta cidade para a fundação de uma Universidade Pública”.

Não sabemos a que espaço se referia, mas em termos físicos Viseu é dos maiores distritos de Portugal e em termos de massa crítica o Sr. Deputado, Dr. Bernardino, da Assembleia da República afirmou há poucos dias em Viseu que esta zona tem um potencial de 260.000 frequentadores do ensino superior e se for alargado á região passará dos 600.000, acreditamos que estes números não foram ditos ao acaso e sendo assim, por este e outros argumentos se justifica a criação da Universidade Pública em Viseu.

O Sr. Dr. Braga da Cruz afirmou também, que tinha enviado à Sra. Ministra do ensino superior o estudo de viabilidade para a criação do curso de medicina geral, mas integrado no pólo de Viseu da U. C. ou seja, privado, de contrário será difícil manter o pólo de Viseu em funcionamento.

A primeira ideia com que ficamos é que Viseu, segundo os centralizadores, só pode ter ensino superior privado? Entendemos que não e não é só o Sr. Dr. Ruas, presidente da Câmara, que tem razão são todos os Viseenses, Beiraltinos e também o País. As fontes que geram desenvolvimento, como é o ensino universitário, devem estar distribuídas pelo país e não só nos grandes centros, deve e pode ser uma das formas de reduzir as assimetrias do País.

Evidentemente que é contraditória a afirmação do Sr. Reitor da UC, pois se a faculdade de medicina pode ser privada, também pode e deve ser integrada na Universidade pública a que temos direito e argumentos suficientes para a exigir.

O tempo em que só Lisboa, Porto e Coimbra podia ter universidade está ultrapassado, devemos ter uma visão de futuro sustentado e solidário para um desenvolvimento harmonioso e humanizado.

Jacinto Figueiredo, 31-12-2004

Sem comentários: