quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Viseu – IP3 por Vila Chã de Sá.


A entrada e saída de Viseu sul, com ligação a Vila Chã de Sá – Tondela – Coimbra, vai ser beneficiada. Esperamos que não seja nenhum entrave para as pessoas e ao desenvolvimento, assim como a ligação às duas margens da Aldeia, já que a infra-estrutura vai dividir a freguesia com quatro faixas de rodagem e rotundas várias. Esperamos facilidade de acessos, nomeadamente, a rotunda de saída para Faíl e Vila Chã de Sá, Sul e, que esta faça ligação ao caminho do Vale. É de extrema importância uma passagem inferior para ligação da Rechousa ao Bairro do Gorgulão, assim como, a continuidade e asfaltagem, com alcatrão, dos caminhos paralelos, nomeadamente o do Vale?
A obra é por concurso público n.º 07/2006/PSE/GADM. Execução da empreitada "Acesso de Viseu ao IP 3 - beneficiação da EN 2 entre os quilómetros 176 + 700 e 181 + 000, a sul de Viseu. Prazo para recepção de propostas ou pedidos de participação 02-03-2006dias a contar do envio do anúncio para o Jornal Oficial da União Europeia ou da sua publicação no Diário da República. Extensão de cerca de 4 km. Prazo de 410 dias a partir da decisão de adjudicação (para fornecimentos e serviços). As variantes não serão tomadas em consideração.
Em fase adiantada estão, também, as A24 (Figueira da Foz – Viseu - Chaves e A25 Aveiro – Viseu - Vilar Formoso que se cruzam em nó de derivação no Soutulho.

Vila Chã de Sá, perfeitamente integrada no concelho e distrito de Viseu está situada entre-os-rios Pavia e Dão, a SSO da sede do Concelho e parcialmente integrada no perímetro urbano.Com uma área de 837 há e a cinco quilómetros da cidade de Viseu, freguesia suburbana com algumas características e vivências rurais, onde os habitantes se dedicam principalmente à agricultura e construção civil, existindo algumas indústrias, com maior incidência para as do sector da madeira, restauração, panificação e comércio.

Atravessada pela estrada Nacional n.º 2 e um troço de IP3, tem boa ligação, pela estrada municipal n.º 597 ao centro da Aldeia, desta a Rebordinho e Faíl e espera-se a Passos de Silgueiros e por ventura a Teivas, Parada de Gonta pelo Castelo e Três Rios.

Vila Chã de Sá é antiquíssimo devendo ascender mesmo ao tempo de algum Castro a que topográficamente era adequado o cume junto da povoação, ao poente e a que podem dever a origem as povoações, simetricamente situadas abaixo dele: no ocidente, a de Faíl (sc. «Villa» Fagildi, na origem, ou quando recebeu denominação antroponímica germânica), Aquela elevação é chamada de Pedra d’Águia. Também pode citar-se o já então nomeado Casal de Além (Aalem), cuja antiguidade é pois manifesta. Notáveis, ainda, o Soutulho; curioso derivado de «souto» (se não se trata de hagiotopónimo, Santo Julio, Santulho, Sontulho,Soutulho, pois que o sufixo – ulho não é frequente), e a Torre, que deve relacionar-se com fidalguia medieval, chamada de Sá.

Beneficiou de Foral Manuelino outorgado em 7 de Maio de 1514; foi curato da apresentação do Bispo e cabido Viseense.

Para que o Homem se assuma, cada vez mais, como sujeito participante da história tem de a conhecer, compreender e dialogar.

Na aldeia global em que vivemos, os meios de comunicação dão-nos a conhecer múltiplos testemunhos dos dramas da humanidade.

Jacinto Figueiredo, 24-01-2006.

Sem comentários: