terça-feira, fevereiro 14, 2006

CONCURSO DE PROFESSORES, VERGONHA NACIONAL DO ME!

O Presidente da República, Jorge Sampaio, lamentou a polémica em torno do concurso de colocação de professores, que classificou como uma grave perda de tempo em relação aos problemas da educação.
"A única esperança que manifesto é que se entendam de modo a que não se verifique a mesma confusão todos os anos. O que me interessa são os estudantes".
Várias organizações representativas dos educadores e professores dos Ensinos Básico e Secundário denunciam que milhares de professores ficaram excluídos do concurso para o próximo ano lectivo e erradamente ordenados nas listas apresentadas pelo Ministério da Educação.

Em declarações à Antena 1, o secretário de Estado da Administração Educativa, Abílio Morgado, admitiu a existência de falhas. "Houve falhas, houve erros e são necessariamente erros humanos", afirmou mas também disseram que eram erros informáticos? A tutela já se comprometeu a substituir as listas e, depois disso, conforme assegurou o secretário de Estado, "vai-se inquirir todos os factos e fazer uma auditoria interna ao que correu mal". Será que faz e assume a responsabilidade?

Declarações do presidente da FNE que pareciam oriundas do Ministério da Educação apelavam à simples reclamação através do boletim disponibilizado para o efeito, como se a quantidade de exclusões irregulares fosse normal mas, sentiram cumplicidade, pois concordaram com este modelo de concurso. A FNE não defende os professores com atitudes como esta! É lamentável que assim seja!

Mais correcta foi a forma como a FENPROF encarou o problema. Se não fosse esta estrutura sindical, não teríamos, de facto, ninguém do lado dos professores.

Confesso perplexidade para erro de tamanha dimensão. Será que quem fez o tratamento informático é incompetente ou seguiu rigorosamente as instruções recebidas da hierarquia?

Deviam testar, internamente, com os boletins do ano anterior, estava tudo feito era só ver o resultado, mas quem tudo quer poupar tudo pode perder! Julgávamos já ter visto tudo! A cada hora que passa (para não dizer "minuto"), os erros multiplicam-se! Parece que não estamos a exagerar se disser que "está tudo completamente errado", neste concurso! E como é de conhecimento geral, "o que nasce torto, jamais se endireita!". Parece-me que o mais "ético" seria assumir o erro e a incompetência de quem "faz tudo mal". Haja coragem política, e não só!

A Madeira e Açores parecem não ser Portugal!

Parece impossível, mas nenhum professor a leccionar na Madeira e Açores ficou colocado na lista de graduação! O que se está a passar neste momento é um escândalo!
Claro que outra coisa não seria de esperar, com um governo arranjado a martelo. Somos governados por duas pessoas que só ambicionam poder. Basta conhecer o Dr. Portas, direita assumida, mas que enche a boca com os trabalhadores! Dr. Durão - foi militante activista do MRPP, os dois antes das eleições, (não se podiam ver e pouco faltou para se chamarem mutuamente de burros) e depois de conhecerem os resultados, PP 6 ou 7% tem quatro Ministérios e dos mais importantes e, não foi nele que os Portugueses votaram para nos governar? A aliança é uma amizade hipócrita, de sorriso amarelo, que ambos têm que engolir para satisfazer os seus caprichos - TER PODER.

Este é o país que temos! É um país onde a incompetência é encarada com naturalidade. Ninguém é responsabilizado! Amanhã será apenas mais um dia onde continuamos a sonhar que Portugal vencerá o ERO 2004, para nos sentirmos realmente GRANDES!

Penso que não há mesmo nenhum comentário a fazer, a não ser lutar pelos nossos direitos e não ficarmos admirados, pois isto já era de prever (...). Agora, vamos estar bem atentos, pois há quem ainda acredite que os erros podem ter sido da parte dos professores.

Apresentamos alguns exemplos:

Não fui excluído, mas omitiram mais de quatro mil dias de serviço após a profissionalização e colocaram-me na prioridade dois quando devia ser a um, isto faz com que desça na lista "desordenada”.

“Tenho 29 anos de serviço e fiquei "desaparecida". Não consto das listas. Isto é uma vergonha.... O ministro que se demita e peça desculpa aos professores. É o mínimo que pode fazer.... Reclamar, manda ele. Mas se o meu boletim desapareceu? Onde está ele? É o país que temos (...).

“Será possível uma professora que nasceu em 1965 ter 18317 dias de serviço, antes da profissionalização?!!! (...). Esta situação está na lista graduada do grupo 11-Matemática e a essa professora está em 13º lugar!!!... Mais uma das muitas "gralhas" das listas graduadas. Enfim, andam

a brincar connosco”. Anónimos.

Se esta situação não fosse duma gravidade extrema, qualquer um poderia pensar que se tratava duma grande anedota! Mas, infelizmente é verdade! Será este o verdadeiro retrato da educação em Portugal?!...

Jacinto Figueiredo , 7/5/04

Sem comentários: