terça-feira, fevereiro 14, 2006

SOBREDOTADO – como apoiar?


Se tem um(a) aluno(a) sobredotado(a) na sala de aula, lembre-se que na escola nada é mais importante do que o professor.

É ele que:

· Determina os objectivos;

· Ajuda a estabelecer valores;

· Selecciona experiências de aprendizagem;

· Escolhe os métodos e estratégias;

· E mais importante do que tudo isto: -é ele que serve de modelo ao aluno e tem muito mais poder do que ele próprio imagina.

Na escola, como professor:

· Permita a curiosidade;

· Liberte as pessoas do medo;

· Encoraje e aceite a fantasia - guiada;

· Evite as críticas destrutivas, a troça, a humilhação;

· Aproxime-se do aluno, tocando-o mesmo;

· Permita ouvir e responder sem julgar e sem preconceitos;

· Encoraje a individualidade de cada criança;

· Ajude a estabelecer prioridades de tempo e energia;

· Permita a partilha do entusiasmo e amor pela vida;

· Respeite a idade cronológica ou e mental, bem como o ritmo de aprendizagem;

· Gradue as dificuldades e responda, sem evasivas, apenas, ao solicitado.

Em casa, como pai, como mãe, ou educador:

· Trabalhe com a escola da criança;

· Esteja informado acerca das necessidades dos sobredotados;

· Associe-se e participe activamente em associações de pais de sobredotados e com o conselho directivo;

· Procure um amigo sobredotado para o seu filho; ele precisa de estar com pares com capacidade do mesmo nível;

· Forneça-lhe livros, revistas e outros recursos de leitura;

· Explorem juntos, conversem, vão a novos lugares, aprenda coisas novas com o seu filho;

· Fale com ele, discutam acontecimentos, problemas e alegrias; responda e faça perguntas;

· Aceite-o como ele é; ele é uma pessoa e não o resultado de um teste; ajude-o a aceitar-se e a reconhecer as suas limitações; elogie e encoraje os seus pontos fortes;

· Não o compare com os outros, especialmente um irmão ou irmã; deixe-o ser ele próprio

· Deixe-o ser uma criança;

· Responda às suas perguntas com paciência e bom humor;

· Mostre que gosta dele por ele próprio e não pelo que faz;

· Não exija dele mais do que ele pode dar;

· Elogie o seu trabalho, se não no todo pelo menos no que for possível;

· Dê-lhe um espaço para o seu trabalho e passatempos;

· Deixe-o associar-se a grupos ou organizações comunitárias;

· Ensine-o a organizar o seu tempo e trabalho e a melhorar os hábitos de estudo;

· Ajude-o a fazer os seus próprios planos e a tomar decisões.

SOBRETUDO, NÃO ESQUEÇA QUE:

Deve procurar orientação atempada, para que lhe possa proporcionar um melhor desenvolvimento das suas capacidades naturais e vocacionais, maximizando as suas áreas fortes e desenvolvendo em simultâneo as menos fortes.

Jacinto Figueiredo, 6/03/2005.

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