Se tem um(a) aluno(a) sobredotado(a) na sala de aula, lembre-se que na escola nada é mais importante do que o professor.
É ele que:
· Determina os objectivos;
· Ajuda a estabelecer valores;
· Selecciona experiências de aprendizagem;
· Escolhe os métodos e estratégias;
· E mais importante do que tudo isto: -é ele que serve de modelo ao aluno e tem muito mais poder do que ele próprio imagina.
Na escola, como professor:
· Permita a curiosidade;
· Liberte as pessoas do medo;
· Encoraje e aceite a fantasia - guiada;
· Evite as críticas destrutivas, a troça, a humilhação;
· Aproxime-se do aluno, tocando-o mesmo;
· Permita ouvir e responder sem julgar e sem preconceitos;
· Encoraje a individualidade de cada criança;
· Ajude a estabelecer prioridades de tempo e energia;
· Permita a partilha do entusiasmo e amor pela vida;
· Respeite a idade cronológica ou e mental, bem como o ritmo de aprendizagem;
· Gradue as dificuldades e responda, sem evasivas, apenas, ao solicitado.
Em casa, como pai, como mãe, ou educador:
· Trabalhe com a escola da criança;
· Esteja informado acerca das necessidades dos sobredotados;
· Associe-se e participe activamente em associações de pais de sobredotados e com o conselho directivo;
· Procure um amigo sobredotado para o seu filho; ele precisa de estar com pares com capacidade do mesmo nível;
· Forneça-lhe livros, revistas e outros recursos de leitura;
· Explorem juntos, conversem, vão a novos lugares, aprenda coisas novas com o seu filho;
· Fale com ele, discutam acontecimentos, problemas e alegrias; responda e faça perguntas;
· Aceite-o como ele é; ele é uma pessoa e não o resultado de um teste; ajude-o a aceitar-se e a reconhecer as suas limitações; elogie e encoraje os seus pontos fortes;
· Não o compare com os outros, especialmente um irmão ou irmã; deixe-o ser ele próprio
· Deixe-o ser uma criança;
· Responda às suas perguntas com paciência e bom humor;
· Mostre que gosta dele por ele próprio e não pelo que faz;
· Não exija dele mais do que ele pode dar;
· Elogie o seu trabalho, se não no todo pelo menos no que for possível;
· Dê-lhe um espaço para o seu trabalho e passatempos;
· Deixe-o associar-se a grupos ou organizações comunitárias;
· Ensine-o a organizar o seu tempo e trabalho e a melhorar os hábitos de estudo;
· Ajude-o a fazer os seus próprios planos e a tomar decisões.
SOBRETUDO, NÃO ESQUEÇA QUE:
Deve procurar orientação atempada, para que lhe possa proporcionar um melhor desenvolvimento das suas capacidades naturais e vocacionais, maximizando as suas áreas fortes e desenvolvendo em simultâneo as menos fortes.
Jacinto Figueiredo, 6/03/2005.
Sem comentários:
Enviar um comentário