As prioridades da educação e formação de adultos
Partindo do pressuposto de que a educação e a formação obedecem a um novo paradigma - o da aprendizagem ao longo da vida - as políticas atuais de qualificação de adultos são pensadas numa continuidade das linhas orientadoras já definidas para a educação de jovens, sendo, para o efeito, criadas estruturas que irão responder a estes dois públicos-alvo.
Como tal, surgem os Centros de Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) - as estruturas que irão suceder, a partir de 31 de dezembro, aos Centros Novas Oportunidades - com um papel determinante num novo modelo de orientação e encaminhamento para percursos de qualificação disponíveis no Sistema Nacional de Qualificações.
Neste encaminhamento, o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) é assumido essencialmente como um mecanismo de identificação de saberes e conhecimentos à priori, tendo em vista o posicionamento do adulto num percurso qualificante que possibilite a conclusão do secundário e/ou o prosseguimento de estudos.
Fonte: Newsletter ANQEP n.º 8
Partindo do pressuposto de que a educação e a formação obedecem a um novo paradigma - o da aprendizagem ao longo da vida - as políticas atuais de qualificação de adultos são pensadas numa continuidade das linhas orientadoras já definidas para a educação de jovens, sendo, para o efeito, criadas estruturas que irão responder a estes dois públicos-alvo.
Como tal, surgem os Centros de Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) - as estruturas que irão suceder, a partir de 31 de dezembro, aos Centros Novas Oportunidades - com um papel determinante num novo modelo de orientação e encaminhamento para percursos de qualificação disponíveis no Sistema Nacional de Qualificações.
Neste encaminhamento, o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) é assumido essencialmente como um mecanismo de identificação de saberes e conhecimentos à priori, tendo em vista o posicionamento do adulto num percurso qualificante que possibilite a conclusão do secundário e/ou o prosseguimento de estudos.
Fonte: Newsletter ANQEP n.º 8
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