sexta-feira, novembro 23, 2012

APRE Associação foi recebida por uma representante do BLOCO DE ESQUERDA



20.11.2012
A APREA foi recebida por uma representante do BLOCO DE ESQUERDA, Mariana Aiveca.
Equipa/Delegação da APRE :
Fernanda Queirós e Vítor Ferreira (de Lisboa)e J. Vieira Lourenço (de Coimbra).
Síntese da Reunião:
1.       A delegação começou por agradecer a recepção e de seguida fez um breve historial da actividade da APRE (Razões justificativas do aparecimento da associação; reuniões de Coimbra, Porto e Lisboa; futuras iniciativas; objectivos da associação).
2.       A delegação ficou convicta de que a deputada Mariana Aiveca já nos conhecia e tem de certa forma acompanhado as nossas iniciativas. Mostrou igualmente a sua disponibilidade pessoal e do seu grupo parlamentar para colaborar com a APRE, declarando-se muito sensível e em consonância com as nossas propostas.
3.       Foi salientado pela deputada Mariana Aiveca que a APRE tem/faz todo o sentido e que quantos mais movimentos deste género existirem melhor. Disse ainda que era sua convicção que apesar de existirem outras associações de reformados a nossa associação está a ocupar um espaço que não era de ninguém. E acrescentou que por isso mesmo acredita que a APRE poderá ser factor de mudança.
4.       A deputada referiu também que gostava muito da ideia da APRE pretender ser, e reivindicar ser, parceiro social.
5.       Foram referidos ainda estes aspectos:
a)      A coincidência da APRE ter nascido neste final de 2012, Ano Internacional do Envelhecimento Activo;
b)      Que o Bloco de Esquerda estaria sempre aberto para colaborar e apoiar as nossas iniciativas;
c)       Que o Grupo parlamentar do BE pode usufruir, se assim o entender, do capital de experiência e muitos associados da APRE.
6.       Finalmente a deputada Mariana Aiveca disse que o BE faria todos os possíveis para mandar o Orçamento de Estado para o Tribunal Constitucional, uma vez que está certo de diversas irregularidades neste orçamento. Salientou que o BE não tem número de deputados suficientes para pedir a fiscalização do orçamento, mas que ia fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para conseguir tal objectivo e em consonância com outros grupos da esquerda parlamentar.

7.       Aspecto extra:
A senhora deputada considerou (fruto de pergunta nossa) que a APRE deve entregar a nossa Petição Pública no Parlamento (apesar de se ter feito já o envio por email), o que poderia permitir à APRE mobilizar os meios de comunicação social.
O secretário do encontro
J Vieira Lourenço

Sem comentários: