Portagens nas SCUT são ilegais Comissão Europeia ameaça Portugal!
http://www.bligz.com.pt/2017/03/12/portagens-nas-scut-sao-ilegais-comissao-europeia-ameaca-portugal/
Comissão
Europeia ameaça levar o Estado português a tribunal se não alterar as normas
que violam o direito comunitário no que respeita às cobranças nas antigas
autoestradas “Sem Custo para os Utilizadores”. Especialistas afirmam que
parecer é válido para todas as SCUT.
de 2012
Comissão Europeia deu provimento à queixa da Câmara de Aveiro contra o Estado português acerca da introdução de portagens nas ex-SCUT
Comissão Europeia deu provimento à queixa da Câmara de Aveiro contra o Estado português acerca da introdução de portagens nas ex-SCUT / Rui Duarte Silva
A cobrança de portagens nas antigas SCUT é ilegal, considera a Comissão Europeia que ameaça Portugal com um processo no Tribunal Europeu de Justiça caso a situação não seja reposta.
Comissão Europeia deu provimento à queixa da Câmara de Aveiro contra o Estado português acerca da introdução de portagens nas ex-SCUT
Comissão Europeia deu provimento à queixa da Câmara de Aveiro contra o Estado português acerca da introdução de portagens nas ex-SCUT / Rui Duarte Silva
A cobrança de portagens nas antigas SCUT é ilegal, considera a Comissão Europeia que ameaça Portugal com um processo no Tribunal Europeu de Justiça caso a situação não seja reposta.
A Comissão
reage assim à queixa apresentada, em novembro de 2010, pela Câmara Municipal de
Aveiro que defende que a introdução de portagens nas ex-SCUTS é “uma injustificada
violação do princípio da livre circulação de pessoas e uma flagrante violação
do princípio da não discriminação em razão da nacionalidade”.
Perante os factos, a Comissão Europeia deu provimento à queixa da autarquia contra o Estado português, acerca da introdução do sistema de cobrança de portagens nas antigas autoestradas “Sem Custo para os Utilizadores”, que atravessam o concelho de Aveiro – A17, A25 e A29.
Parecer
válido para todas as SCUT
Em
comunicado, a Câmara de Aveiro adianta que Bruxelas solicitou “um pedido de
esclarecimento junto do Governo português e, na insuficiência da resposta dada
pelas autoridades nacionais, o envio formal de um parecer fundamentado pedindo
mais explicações e documentação que justificasse a legislação aprovada, o seu
sentido e alcance, e as derrogações que a mesma introduz ao ordenamento
jurídico europeu”.
A Comissão
Europeia acabou por considerar que a cobrança de portagens nas antigas
autoestradas “Sem Custo para os Utilizadores” é ilegal e alerta que se Portugal
não alterar as normas que violam o direito comunitário, enviará o caso para o
Tribunal de Justiça da União Europeia.
Para Ricardo
Oliveira, sócio da PLMJ da Área de Prática de Direito Europeu e da
Concorrência, o parecer de Bruxelas deverá ter o mesmo impacto em todas as
SCUT, uma vez que “a legislação em causa é de caráter geral, embora a Comissão
deva presumivelmente estar mais preocupada com as SCUT que sejam mais
utilizadas por cidadãos de outros Estados membros que se desloquem a Portugal,
em particular as próximas da fronteira com Espanha”.
O
especialista disse ao EXPRESSO que a Comissão pode tentar uma ação junto do
Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) para aplicação de uma coima, mas
sublinha que Portugal não terá que devolver verbas comunitárias para as
autoestradas, uma vez que “não há alegação de que esses fundos tenham sido mal
utilizados”.
Por outro
lado, Gonçalo Anastácio, da SRS advogados, explicou ao EXPRESSO que se a ação
der entrada no TJUE, o processo poderá demorar dois ou três anos a ser
decidido.
Qualquer
Estado-membro pode atuar
“Mas se a
Comissão optar por não intentar a acção junto do TJUE, sempre seria possível
outro Estado-membro fazê-lo, por exemplo, a vizinha Espanha), embora tal seja
muito raro e excecional”, acrescenta o advogado.
A Câmara de
Aveiro garante que “continuará a acompanhar este processo e a desenvolver as
diligências que se mostrem adequadas a suprir as ilegalidades em que assenta o
sistema de portagens introduzido nas ex-SCUTS, não excluindo a adoção de novas
iniciativas junto dos responsáveis pela Comissão Europeia com o pelouro dos
transportes e junto de eurodeputados portugueses no Parlamento Europeu”,
conclui em comunicado.
Fonte:
Jornal Expresso
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