domingo, outubro 29, 2017

E. F., a partir do ano letivo 2017/2018 a classificação da Educação Física voltará a ser contabilizada para média de acesso ao Ensino Superior e para conclusão do Ensino Secundário

Resumo e Conclusões do Simpósio Aprender no Século XXI – Mais Exercício, Maior Sucesso, Melhor Futuro

 http://www.comregras.com/educacao-fisica-passa-a-contar-para-a-media-de-acesso-ao-ensino-superior-em-20172018/

Para finalizar este simpósio, tivemos a oportunidade de contar com a presença e participação do Secretário de Estado da Educação João Costa que divulgou uma série de novidades directamente relacionadas com a Educação Física:
  • foi enunciado que a partir do ano letivo 2017/2018 a classificação da Educação Física voltará a ser contabilizada para média de acesso ao Ensino Superior e para conclusão do Ensino Secundário. Esta medida já nos tinha sido comunicada pelo próprio secretário de Estado da Educação João Costa, mas optamos por não a divulgar por nos ter sido pedida reserva.
  • haverá um trabalho ao nível do currículo do Ensino Básico e Ensino Secundário, onde a Educação Física está representada pelo CNAPEF e onde trabalhará lado a lado com a SPEF, com o objectivo de definir as competências essenciais por disciplina e por ano com o objectivo de melhor orientar o trabalho de professores, alunos e famílias. Daremos mais novidades sobre este trabalho e contamos com a participação de todos os profissionais da nossa área para a concretização desta intenção do Ministério da Educação.
  • terá que haver uma intervenção no 1º Ciclo ao nível da Expressão e Educação Físico Motora no sentido que o currículo definido nos programas seja um currículo real. Também neste ponto estamos a trabalhar com a DGE para criar um estrutura que facilite este desejo e esta necessidade de tornar a EEFM uma realidade em todas as escolas do país.
Ver também Eis a alternativa rejeitada pelo Secretário de Estado sobre a polémica inclusão de Ed.Física na média de acesso ao superior.

Sem comentários: