terça-feira, janeiro 10, 2006

Vila Chã de Sá, Finalmente, vai ter ETAR!

Em 4/7/2004 fiz denúncia pública da grave situação que agora, julgo, vai ser realidade com a construção de ETAR da qual destacamos alguns elementos. Designação: ETAR de Vila Chã de Sá. Diário n.º: 120 de 2005-06-24. Página(s) : 13492 a 13493.
Emissor: SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE VISEU.
Tipo: CONSTRUÇÃO. Distrito: Viseu.
DURAÇÃO DO CONTRATO OU PRAZO DE EXECUÇÃO: prazo em meses [0][6] a partir da data da consignação. O preço base do concurso é de 218. 972,28 euros, excluindo o IVA.
Prazo para recepção de propostas ou pedidos de participação [0][3][5] dias a contar da sua publicação no Diário da República
FINANCIADO PELOS FUNDOS COMUNITÁRIOS? NÃO [X] SIM [ ]

Não acusei mas denunciei para que a situação degradante fosse ultrapassada - preferimos 2 caminhos a levantar pó quando utilizados que a falta desta infra-estrutura que prejudica tudo e todos.
Os pastos regados com estas águas, fotemente poluídas, os animais não os ingerem, é nojento e pestilento, também a proximidade de habitações e zona de construção, etc.

Sabemos que é um problema global.
Circula a informação que
«Dois terços dos esgotos não têm tratamento adequado».
Não pretendemos ser os principais poluidores dos recursos que são de "todos" e de um bem essencial como a água, fonte de vida, do planeta em que menos de 3% é potável.

A Câmara Municipal da Guarda está a apostar no tratamento dos esgotos das povoações rurais através da criação de Lagoas de Macrófitas em vez das tradicionais fossas sépticas. A experiência feita em Gonçalo está a obter resultados extremamente positivos.

Jacinto Figueiredo, 4/7/04

Sem comentários: