quinta-feira, janeiro 22, 2009

ESEN Viseu homenageia Profs e Funcionários


ESEN COMEMORA “DIA DA ESCOLA”
PRÉMIOS E MENÇÕES PARA OS ALUNOS
HOMENAGEM AOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS
A Escola Secundária de Emídio Navarro (ESEN) de Viseu comemora o “Dia da Escola”, pelo quarto ano consecutivo, com iniciativas dirigidas à comunidade escolar e também aos professores e funcionários aposentados.
No programa desta comemoração destaca-se a “sessão solene de entrega de prémios, diplomas de mérito e certificados aos alunos com melhores resultados escolares” e a “homenagem aos professores e funcionários aposentados entre 2005 e 2008”, com início às 15 horas dos dias 23 e 24 de Janeiro, respectivamente.
Serão atribuídos prémios pecuniários e menções honrosas, com o objectivo fundamental de reconhecer a dedicação aos estudos e o mérito dos alunos e de incentivar os seus colegas a investirem na sua formação e sucesso educativo, que é o objectivo prioritário da Escola.
Serão ainda agraciados outros alunos que se destacaram por participarem em clubes e projectos cuja notoriedade extravasa a própria escola, nomeadamente: representação teatral, ambiente e ecologia, robótica, solidariedade, parlamento jovem…
Os alunos Filipe Daniel Rodrigues Santos (11.º C) e Francisco Manuel Pimenta (12.º D) vão receber o “prémio Dr. Ribas de Sousa”, no montante individual de duzentos e cinquenta euros. Este prémio pecuniário é atribuído, anualmente, pela Fundação Dr. Francisco Ribas de Sousa, criada pela família com a intenção de manter a ligação profunda que existiu entre o Mestre Dr. Ribas de Sousa e a ESEN de Viseu da qual foi Director durante onze anos (de 1919 a 1930) e onde leccionou, durante muitos anos, até à sua aposentação em 1959.
A Associação dos Antigos Alunos atribui prémios aos vencedores do concurso “Logótipo do CDI”.
A homenagem, marcada para o dia 24 de Janeiro, pretende ser um reconhecimento pelo serviço e contributo que os professores e funcionários aposentados deram à Causa da Secundária de Emídio Navarro e à concretização dos desígnios desta Escola em prol da Educação. A sessão termina com um lanche e confraternização.
O “Dia da Escola” pretende evocar a data simbólica que assinala a génese da ESEN. Rezam as crónicas que a abertura solene do ano escolar, na então designada Escola de Desenho Industrial de Viseu (nesse ano frequentada por 88 alunos), foi precisamente no dia 24 de Janeiro de 1898.
Escola Secundária de Emídio Navarro de Viseu, 22 de Janeiro de 2009

O Presidente do Conselho Executivo

António Correia Cabral

Sem comentários: