sábado, janeiro 24, 2009

ADD Projecto-lei do CDS Chumbado no Parlamento

Parlamento chumba proposta de suspensão da avaliação

2009-01-23

A maioria PS chumbou hoje o diploma do CDS-PP para suspender a avaliação dos professores. http://www.educare.pt/educare/images/transparent.gif

O diploma foi rejeitado com os votos contra de 116 deputados do PS. Os deputados do PS Manuel Alegre, Eugénia Alho, Júlia Caré, Teresa Portugal e a independente Matilde Sousa Franco votaram a favor do diploma.

Os deputados do PS João Bernardo e Odete João votaram contra e apresentaram declarações de voto.

PSD, Bloco de Esquerda, PCP, PEV, CDS-PP e os deputados não inscritos Luísa Mesquita (ex-PCP) e José Paulo de Carvalho (ex-CDS-PP) votaram a favor, somando, com os cinco deputados socialistas, 113 votos.

O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, tinha anunciado a presença de 229 deputados, faltando um na bancada do PSD.

O diploma do CDS-PP hoje rejeitado pretendia suspender a avaliação dos professores, e previa a redução dos critérios, colocando a responsabilidade da avaliação nos conselhos executivos e pedagógicos, e determinava o reinício do processo legislativo para a criação de um novo modelo.

Justificando o voto favorável, o deputado do Partido Ecologista "Os Verdes" Francisco Madeira Lopes afirmou que o projecto do CDS-PP "não é o melhor do mundo" mas "atinge o objectivo de suspender o processo" que "foi o que os professores pediram".

O deputado do PCP Miguel Tiago defendeu igualmente que "o que está em causa é travar a obsessão e a prepotência da maioria PS".

No passado dia 05 de Dezembro tinha sido rejeitado um projecto de resolução no mesmo sentido, mas devido a ausência em plenário de 30 deputados do PSD.

Nessa votação, seis deputados do PS votaram ao lado da Oposição e uma deputada socialista absteve-se.

http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=5C59200A7AEB6D90E0400A0AB800079B&channelid&opsel=1

Sem comentários: