terça-feira, fevereiro 12, 2008

Pais concordam com escola a tempo inteiro no 2.º ciclo

Lusa| 2008-02-12

A confederação que reúne as associações de pais concorda com o alargamento do conceito de "escola a tempo inteiro" ao 2.º ciclo, defendendo ainda uma redução do número de disciplinas e a sua reorganização por áreas de saber.

A ministra da Educação revelou hoje, em entrevista à Agência Lusa, que o Governo vai alargar ao 2.º ciclo o conceito de "escola a tempo inteiro" que introduziu no 1.º ciclo, reorganizando o horário e o currículo, nomeadamente através da concentração de disciplinas.

Maria de Lurdes Rodrigues explicou que o modelo será muito semelhante ao do 1.º ciclo, sendo remetidas para "o final do dia" as actividades de enriquecimento curricular ligadas às expressões e ao estudo acompanhado, de forma a "concentrar na parte lectiva o essencial das actividades associadas à aquisição de competências básicas".

No âmbito da revisão do currículo do 2.º ciclo, que estará concluída até Março, o Ministério da Educação quer ainda concentrar algumas disciplinas para reduzir o número de docentes a leccionar em cada turma.

Os pais concordam ainda com uma redução das cargas horárias e defendem o reagrupamento das actuais disciplinas por áreas de saber.

http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=45FB3C293A7E1812E04400144F16FAAE&channelid&opsel=1

Sem comentários: