quinta-feira, junho 14, 2007

Ministra da Edu. Cala (Lei da rolha) AP de Matemática


A Associação de Professores de Matemática foi convidada a sair da Comissão de Acompanhamento do Plano de Matemática após criticar publicamente declarações da ministra da Educação.

A notícia é avançada pela edição de hoje do jornal Público, que adianta que as críticas da Associação de Professores de Matemática (APM) visavam declarações da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, sobre os exames nacionais do 9º ano, no final de uma reunião de balanço do primeiro ano do Plano de Matemática, a 22 de Maio.Nessa reunião, a ministra afirmou que "pela primeira vez o país associa os resultados não apenas à 'performance' dos alunos, mas também ao trabalho das escolas e dos professores, para o melhor e para o pior".

Em reacção, a APM, presidida por Rita Bastos, criticou a "ausência de sentido pedagógico" e a "leitura muito simplista e redutora do que é esse trabalho e a educação". De acordo com a responsável, no próprio dia em que a notícia saiu, a APM recebeu um telefonema do director-geral de Inovação Curricular a dizer que a Associação devia deixar a Comissão de Acompanhamento.

A presidente da APM disse ao Público que foi solicitado ao Ministério da Educação que formalizasse por escrito a sugestão de saída da comissão, o que não veio a acontecer.


Sem comentários: