quarta-feira, junho 27, 2007

Aproveitar o melhor da CIF

É urgente uniformizar os critérios de avaliação de deficiência
A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, considera urgente a uniformização dos critérios para avaliar as pessoas com deficiência, já que actualmente cada serviço tem normas diferentes. Os principais prejudicados com esta situação acabam por ser aqueles que precisam da nossa ajuda, as pessoas com deficiência e as famílias, explicou a responsável durante um seminário realizado em Viseu em que foi discutida a Plataforma para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE)…
Id
ália Moniz referiu ainda que o Governo está num processo de adaptação dos modelos nacionais é luz das convenções internacionais e também das próprias mudanças que têm sido feitas no paradigma da deficiência, sendo o objectivo passar de um aspecto meramente existencialista para a valorização das potencialidades dos indivíduos com deficiência. A sociedade tem de se adaptar a essas pessoas, disse. É preciso que todo o processo reabilitativo promova uma efectiva participação na sociedade e desta forma a inclusão. Temos de conceder efectivas igualdades de oportunidades, acrescentou.

Quanto ao semin
ário que trouxe a governante a Viseu, explicou que a iniciativa foi promovida pela Direcção Regional do Centro no âmbito da revisão de legislação criada há mais de uma década e meia (refere-se ao DL n.º 319/91 de 23 de Agosto). A secretária de Estado Adjunta considerou que este tipo de encontros determinante enquanto suporte é decisão política, lembrando que no caso de Viseu a Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu recebeu dezenas de profissionais de diversos sectores…

Aproveitar o melhor do CIF

Durante a sessão de abertura do seminário, a directora regional da Educação do Centro, Engrácia Castro, considerou o CIF (Sistema de Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de acções em todas as instituições e serviços que cooperam na promoção da inclusão das crianças e jovens.


2 comentários:

Anónimo disse...

Estás cada vez mais institucional. Será por estares cada vez mais ti(n)tular?

Abraço.

Anónimo disse...

A CIF? Falam, falam e tanto falam que algum dia se acreditará...