terça-feira, abril 24, 2007

ME pretende criar comissões de segurança नस escolas

Relatório recomenda criação de comissões de segurança nas escolas
Relatório sobre violência nas escolas propõe a criação de uma "Comissão de Segurança" em todas as escolas, constituída por representantes de alunos, professores, pais, pessoal auxiliar e forças de segurança. (2007-04-24)

Pessoal não docente geridos por autarcas

JN, 23/04/2007

Cerca de 30 mil funcionários, que desempenham funções não docentes em escolas básicas e secundárias, deverão passar a depender dos municípios, no âmbito do processo de transferência de competências que Governo e Associação Nacional de Municípios estão a negociar.

domingo, abril 22, 2007

Não acredito no poder soberano vitalício!

O sistema político democrático é o que tem menos defeitos, visto como capacidade de decisão do “HOMEM” sobre as coisas.

Os políticos, por conveniência, não estão interessados nos acertos dessesdefeitos e sujeitam-se a um 26 de Abril.
Não acredito no poder soberano vitalício e um chefe absoluto. Mas como interpretar as práticas, perenes, dos políticos das nossas praças?

Numa sociedade onde “alguns políticos” se escudam no estatuto para fugir à justiça. São premiados os incompetentes com atribuição de lugares com altos salários ou aposentações como os da CGD, Banc.Port., GALP (…). Subvenções vitalícias (…). Em campanha defendem o que mais agrada aos eleitores e subvertem essas promessas logo que alcançam o poder! Mantêm um quarto de tempo de serviço (12 anos), independentemente da idade, em relação ao cidadão normal, para efeitos de aposentação. Recebem milhares de contos de subsídios de integração quando deixam a Assembleia da República. Retiram regalias sociais e direitos adquiridos, de imediato a quem os elege, e salvaguardam os seus privilégios e mordomias. O nosso património mais rentável é entregue por tuta-e-meia aos privados, que são sempre os mesmos a comprar tudo. Privatizam, para proveito próprio, ou dos seus pares, tudo que é rentável. Clamam que há Estado a mais porque querem reduzir o Estado a um mero fazedor de leis sempre no sentido de reforçar os seus privilégios e rapar a classe média. Tencionam alterar a Constituição com o objectivo de a tornar maleável para a prossecução do assalto definitivo ao controlo do Estado. Não aceitam a redução de deputados e limite de mandatos argumentando com a perda de qualidade ou quem se apresentar a sufrágio deve sempre continuar, mas quase todos sabemos como isso se consegue.

O ensino está um caos que não forma os cidadãos, muita população é analfabeta funcional ou privilegiando o facilitismo desde o Ensino Básico ao superior, casos da Moderna ou Independente e outros que ignoramos. As actividades económicas produtivas, as que criam postos de trabalho foram desmanteladas a troco de uns milhões vindos da UE que enriqueceram uma nova classe, emergente, deixando o país sem recursos e, transformando-o numa espécie de feudo medieval onde a força de trabalho se compra na praça pública por preço de escravo como as actividades de enriquecimento curricular.

O Estado perdeu a autoridade porque não consegue fazer justiça sobre todos os cidadãos, quem tem dinheiro e influência safa-se. Assistimos à desvalorização de quem trabalha valorizando quem especula. Os valores éticos e morais estão pervertidos (...). Polícias prenderem e os Juízes soltam. Um reduzido número de População detém a maioria da riqueza outros têm de governar-se com migalhas, pois podem crer que a única solução é “roubar” para viver.

A safadez é tanta que um cidadão informado, consciente e cumpridor, às vezes deseja ser ignorante para viver na ilusão de que isto é um país que tem justiça e ordem.

Com uma vida de trabalho (desde os 12 anos) e mais de 42 anos de contribuição para a Seg. Social, que agora querem privatizar tornando-se donos, ainda tenho a esperança que me seja pontualmente devolvida em mensalidades uma parte do que descontei.

Enquanto os homens insistirem em medir as rendibilidades de algo só pela sua capacidade de gerar cifrões e se esquecerem totalmente da função social desse algo, então a sociedade está doente. Pessimismo qb-muito dinheiro está “calado”! Muitos estão habituados a subsídios!

Jacinto Figueiredo, 22-04-2007.

Conselho das Escolas arranca em Junho.

No site www.Educare.pt "O novo órgão consultivo do Ministério da Educação que pretende assegurar a participação das escolas na definição das políticas educativas, deverá entrar em funcionamento até ao final do ano lectivo.

O Conselho das Escolas irá ser constituído por representantes de conselhos executivos de escolas de todo o país.

No âmbito da nova lei orgânica do ME, o conselho será formado por 60 presidentes de conselhos executivos eleitos pelos colegas.

Competências: Elaborar propostas legislativas e emitir pareceres sobre diplomas relativos à educação pré-escolar e aos ensinos Básico e Secundário, como a reestruturação da rede pública de escolas.

As listas para as eleições para o Conselho das Escolas são constituídas por distritos e no sufrágio participam todos os conselhos executivos do país, que votarão por correspondência.

O conselho, que irá reunir-se semestralmente, terá autonomia de orçamento e a sua sede funcionará na escola a que pertence o presidente de conselho executivo eleito. 19/04/2007

Ver Artigo Completo (Educare)

quarta-feira, abril 18, 2007

ME "confunde Deficiência com NEE"!

Especialistas contra método CIF
Os especialistas em educação especial rejeitam um modelo de classificação das necessidades educativas unicamente clínico, que ignora o contexto educativo, confunde deficiência com NEE e não está adaptado às crianças. (2007-04-18)

ME Suspende TLEBS no Básico

TLEBS suspensa apenas no Ensino Básico
A portaria publicada hoje em Diário da República suspende a aplicação da nova Terminologia Linguística no Ensino Básico até 2010. A decisão não se vai aplicar ao Secundário, onde os novos termos continuarão a ser leccionados.
(2007-04-18)

segunda-feira, abril 16, 2007

Sócrates n'«Os Lusíadas»!

Sócrates n'«Os Lusíadas»! ( Muito bem escrito! )



O Peito Ilustre Lusitano
(versão século XXI)

As equivalências e os termos assinados,
Que na ocidental raia Lusitana,
Por cursos nunca antes frequentados,
Passaram ainda além dos seis dias da semana,
Em betão armado e pré-esforçado,
Mais do que prometia a desfaçatez humana,
E entre gente bem mais douta edificaram
Novo currículo, que tanto sublimaram;

E também as notícias gloriosas
Daqueles feitos, que foram omitindo
A Lisura, a Hombridade, as Virtudes valerosas
Das corporações que foram destroçando;
E aquele, que por obras viciosas
Se vai da lei da respeitabilidade libertando;
Sobranceiro, entre pares, no plenário,
Cantarei, se a tanto me ajudar o engenho sanitário
...
Recebido por E-Mail

domingo, abril 15, 2007

Dispensa de 20 mil professores

Ministério da Educação nega dispensa de 20 mil professores

O Ministério da Educação negou que possam vir a ser dispensados 20 mil docentes pelo Governo no âmbito da mobilidade especial da Função Pública, como estimou o Sindicato dos Professores da Região Centro. A tutela afirma que vai apostar num complemento de formação especializada para os professores sem horário, de forma a habilitá-los para o desempenho de funções como "o apoio à biblioteca, a manutenção do edifício, o apoio jurídico, o apoio social e a orientação vocacional". Portugalmail

Estatuto do ALUNO

Aprovado novo Estatuto do Aluno

O Governo aprovou uma proposta que altera o Estatuto do Aluno dos ensinos Básico e Secundário, com o objectivo de reforçar a autoridade disciplinar dos professores e das direcções das escolas. O diploma determina que "passa a ser da responsabilidade dos conselhos executivos das escolas a decisão final sobre todas as medidas disciplinares, com excepção das medidas de transferência ou expulsão, cuja aplicação deverá envolver também as direcções regionais de educação". JN ME

PSD Propostas para a EDUCAÇÃO

Marques Mendes propõe mais autonomia das escolas

O líder do PSD propôs ainda que "cada escola possa escolher livremente o seu pessoal docente e não docente, com sistemas remuneratórios próprios e diferenciados", além de poder gerir o seu calendário, os horários e as cargas lectivas da forma que achar mais adequada.

Marques Mendes defendeu ainda que cada escola disponha de autonomia financeira na gestão dos seus orçamentos e na concretização de parcerias externas.

Ao nível da gestão, Marques Mendes aposta no fim "da chamada gestão democrática das escolas", na criação do cargo de director e de um órgão de decisão estratégico em cada escola composto por elementos da comunidade civil (pais, autarquias, empresas, associações e outros representantes".

Nesta área, a proposta social-democrata consagra ainda a possibilidade "das parcerias público-privadas, podendo os parceiros ser, designadamente, instituições locais, autarquias ou associações de pais".

Para que o Estado possa cumprir a sua missão de regulação e fiscalização, o presidente do PSD propõe a "criação de um Sistema Nacional de Avaliação das escolas públicas e privadas, a cargo de uma entidade independente com obrigatoriedade de publicitação anual de resultados".

14.04.2007 - 19h25 Lusa

POEMA ao 1.º M

O Churchill não tinha canudo
O John Major também não.
O Jerónimo de Sousa é metalúrgico
O Zé Socas é aldrabão.

Se queres fazer uma casa
Um arquitecto deves procurar
Se queres construir um palheiro
Com o Socas podes tratar

Queixava-se o povo do Santana
Achava-o maluco e incompetente
Agora apanhamos o Socas
Que "tirou o curso" na Independente

Anda um gajo a queimar as pestanas
Anos a fio no ensino estatal
O Zé Socas que é um gajo ocupado
Fez tudo numa manhã dominical...
maria de lurdes vinagre

quinta-feira, abril 12, 2007

Autoridade disciplinar dos Professores?

  • Governo reforça autoridade disciplinar dos professores Lusa| 2007-04-12
  • O Executivo aprovou hoje uma proposta de alteração do estatuto do aluno com o objectivo de reforçar a autoridade disciplinar dos professores e das direcções de escolas. A proposta que visa alterar o estatuto do aluno dos ensinos Básico e Secundário foi apresentada hoje aos jornalistas, no final do Conselho de Ministros, pela titular da pasta da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.

    Segundo a ministra da Educação, o estatuto do aluno actualmente em vigor é de 2002, mas "ao fim de quatro anos de vigência revelou-se insuficiente para resolver os problemas disciplinares nas escolas, sobretudo devido à sua excessiva burocratização" ao nível de procedimentos.

    Quando a nova lei entrar em vigor, a ministra da Educação referiu que "a maior parte das medidas disciplinares passa a ser aplicada com autonomia de avaliação e decisão por parte dos professores e órgãos de gestão da escola".

    O diploma prevê que "passa a ser da responsabilidade dos conselhos executivos das escolas a decisão final sobre todas as medidas disciplinares, com excepção das medidas de transferência ou expulsão, cuja aplicação deverá envolver também as direcções regionais de educação"…
  • http://www.educare.pt

quarta-feira, abril 11, 2007

ME nega dispensar PROFs

"O Ministério da Educação (ME) negou esta terça-feira que 20 mil docentes possam vir a ser dispensados pelo Governo no âmbito da mobilidade especial da Função Pública, como estimou o Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC).

«O ME desmente essa informação», disse à agência Lusa Rui Nunes, assessor de imprensa do ministério, remetendo para declarações da ministra da Educação no Parlamento, onde Maria de Lurdes Rodrigues garantiu em Novembro que o Governo não tenciona colocar nenhum professor no quadro de supranumerários.

Na ocasião, a ministra adiantou que o ME está a preparar soluções alternativas, que permitam aos docentes sem horário atribuído desempenhar outras funções nas escolas, nomeadamente de carácter técnico.

De acordo com a responsável, a tutela vai apostar num complemento de formação especializada para estes professores, de forma a habilitá-los para o desempenho de funções como «o apoio à biblioteca, a manutenção do edifício, o apoio jurídico, o apoio social e a orientação vocacional»."

(...)No site do Diário Digital a 10/04/2007

Ver Artigo Completo (Diário Digital)

Educação Especial

Reforma do ensino especial apoiada por peritos, assegura ministra Lusa| 2007-04-10

A ministra da Educação garantiu que o Governo está a trabalhar "com vários peritos" no ensino especial, para proporcionar a todas as crianças as melhores condições de aprendizagem. Em declarações aos jornalistas, à margem do lançamento de um CD sobre o poder local a distribuir pelas escolas, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, referiu que está a ser preparada nova legislação sobre o ensino especial e que o objectivo do Governo é "proporcionar as melhores condições de ensino e aprendizagem a todas as crianças".

"Queremos proporcionar as melhores condições de ensino e aprendizagem às crianças que têm deficiência, às que têm dificuldades, às que aprendem com ritmos iguais aos das outras crianças e às que têm também desenvolvimentos excepcionais", afirmou.

Maria de Lurdes Rodrigues sublinhou que a orientação do Ministério da Educação tem por base o trabalho feito com vários peritos em sessões de trabalho e conferências nacionais, nomeadamente a organização da conferência nacional sobre ensino especial e apoio educativo.

A ministra destacou ainda a reforma feita no sistema de afectação e colocação de professores, para atender a essas necessidades, referindo que está também a ser preparada a revisão da legislação.

Na ocasião, Maria de Lurdes Rodrigues escusou-se a comentar dados publicados ontem pelo Diário de Notícias que apontavam para a falta de acompanhamento de 70 mil alunos com necessidades educativas especiais e negou que tenha recebido uma carta aberta alusiva ao problema. "Não recebi nenhuma carta aberta", disse, limitando-se a observar que "há um ano dizia-se que eram 175 mil" os alunos nessas circunstâncias.

terça-feira, abril 10, 2007

Licenciatura de Primeiro Ministro


Documentos cuestionan el título de licenciado del primer ministro portugués
BELÉN RODRIGO CORRESPONSAL
LISBOA. El ministro de Ciencia, Tecnología y Enseñanza Superior portugués, Mariano Gago, anunció ayer el cierre forzoso de la Universidad Independiente de Lisboa por degradación de las condiciones pedagógicas.
Esta medida, con carácter provisional a la espera de posibles alegaciones del centro, se debe a los problemas surgidos dentro de la empresa propietaria de la Universidad, SIDES, acusada de malversación de fondos y falsificación de documentos. Las detenciones y dimisiones de rectores y docentes en las últimas semanas han perjudicado seriamente..Ir al artículo completo

segunda-feira, abril 09, 2007

Nova lei orgânica do Ministério da Educação

A nova lei orgânica do Ministério da Educação, aprovada no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE), pretende dotar o Ministério da Educação de uma estrutura orgânica capaz de responder aos objectivos traçados no âmbito da Lei de Bases do Sistema Educativo e do programa do Governo.

Neste sentido, a nova lei orgânica implica uma simplificação e racionalização da estrutura do Ministério da Educação (ME), que passa a ser constituída pelos serviços centrais e periféricos, pela rede pública de estabelecimentos de educação e ensino, e por órgãos consultivos.

De acordo com esta lei, publicada no Diário da República , são criados o Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, o Gabinete Coordenador do Sistema de Informação do ME (MISI) e o Conselho de Escolas.

O Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, um novo serviço central com a missão de produzir e analisar dados estatísticos e elaborar instrumentos de planeamento e avaliação das políticas educativas, passa a integrar as competências do Gabinete de Assuntos Europeus e Relações Internacionais, em articulação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Gabinete Coordenador do Sistema de Informação do ME (MISI), que resulta da extinção da Equipa de Missão para o Sistema de Informação do ME, tem a atribuição de criar, manter e garantir o bom funcionamento do sistema integrado de informação do ME.

O Conselho de Escolas, um novo órgão consultivo que se junta ao já existente Conselho Nacional de Educação, tem como principal responsabilidade representar os estabelecimentos de ensino junto do ME, no que se refere à definição das políticas para a educação pré-escolar e os ensinos básico e secundário।

http://www.min-edu.pt/np3/130.html

sexta-feira, abril 06, 2007

quarta-feira, abril 04, 2007

O Menino Judeu ;)

Um pai judeu, com a melhor das intenções, enviou o seu filho para o colégio mais caro da comunidade Judia. Apesar das suas intenções, Samuel não ligava puto às aulas.

Notas do primeiro mês:
Matemática 2
Geografia 3.5
Historia 1.7
Literatura 2
Comportamento 0

Estas espantosas classificações repetiam-se mês a mês, até que o pai se cansou:

- Samuel ouve bem o que te vou dizer, se no próximo mês as tuas notas e o teu comportamento não melhorarem, vou-te mandar estudar para um colégio católico.

No mês seguinte as notas do Samuel foram uma tragédia, só comparável ao naufrágio do Titanic e o pai cumpriu com a sua palavra.

Através de um rabino próximo da sua família, contactou com um bispo que lhe recomendou um bom Colégio Franciscano para o qual Samuel foi enviado.

Notas do primeiro mês:
Matemáticas 18
Geografia 16
Historia 18
Literatura 20
Comportamento 20

Notas do segundo mês:
Matemáticas 20
Geografia 18
Historia 20
Literatura 20
Comportamento 20.

O pai surpreendido perguntou-lhe:

- Samuel, O que te aconteceu para ires tão bem na escola? Como é que se deu este milagre?

- Não sei papá. Apresentaram-me todos os colegas e a todos os professores e logo de tarde fomos a uma igreja.

Quando entrei, vi um homem crucificado, com pregos nas mãos e nos pés, com cara de ter sofrido muito e todo ensanguentado.

Perguntei, quem é Ele? E respondeu-me um aluno dos cursos superiores:

"Ele era um judeu como tu"। Então disse para mim: "DA-SE ...aqui temos que estudar, que estes gajos não são para brincadeiras"!!!
Recebido por E-mail

segunda-feira, abril 02, 2007

Governo cria «lojas do cidadão móveis» para apoiar aldeias


O Governo vai criar, a título experimental, «lojas do cidadão móveis» onde os habitantes das zonas isoladas poderão tratar do Bilhete de Identidade ou entregar documentos à Segurança Social sem se deslocarem, anunciou hoje o ministro do Ambiente.

Estes centros multi-serviços móveis permitirão levar os serviços do Estado a zonas «remotas e de baixa densidade populacional», adiantou o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Nunes Correia, que falava na Guarda na conferência «A Região Centro», promovida pelas Federações Distritais do PS da região.

«É uma extensão do conceito das Lojas do Cidadão…

A ideia, de acordo com Nunes Correia, é «haver uma itinerância que, uma vez por semana, percorre determinados percursos …

«Vêm aí anos que podem ser auspiciosos. Há muito a fazer, é preciso uma atitude pró-activa», desafiou.

Diário Digital / Lusa 31-03-2007