domingo, abril 15, 2007

PSD Propostas para a EDUCAÇÃO

Marques Mendes propõe mais autonomia das escolas

O líder do PSD propôs ainda que "cada escola possa escolher livremente o seu pessoal docente e não docente, com sistemas remuneratórios próprios e diferenciados", além de poder gerir o seu calendário, os horários e as cargas lectivas da forma que achar mais adequada.

Marques Mendes defendeu ainda que cada escola disponha de autonomia financeira na gestão dos seus orçamentos e na concretização de parcerias externas.

Ao nível da gestão, Marques Mendes aposta no fim "da chamada gestão democrática das escolas", na criação do cargo de director e de um órgão de decisão estratégico em cada escola composto por elementos da comunidade civil (pais, autarquias, empresas, associações e outros representantes".

Nesta área, a proposta social-democrata consagra ainda a possibilidade "das parcerias público-privadas, podendo os parceiros ser, designadamente, instituições locais, autarquias ou associações de pais".

Para que o Estado possa cumprir a sua missão de regulação e fiscalização, o presidente do PSD propõe a "criação de um Sistema Nacional de Avaliação das escolas públicas e privadas, a cargo de uma entidade independente com obrigatoriedade de publicitação anual de resultados".

14.04.2007 - 19h25 Lusa

Sem comentários: