domingo, novembro 11, 2007

“loja do cidadão da saúde" em Viseu

(...)

Um conceito de “loja do cidadão da saúde"


O conceito da ‘Casa da Saúde’ assenta numa definição de “loja do cidadão da saúde”, ao concentrar num mesmo espaço físico, concebido de raiz, uma diversidade de prestadores de cuidados de saúde [com excepção da cirurgia com internamento] e das actividades que apoiam a actividade médica.


É, assim, uma espécie de centro especializado de saúde, que associa os prestadores de cuidados médicos numa lógica de “one stop shop”.


O objectivo é que seja funcional e útil, possibilitando aos cidadãos beneficiar de consultas, realizar exames ou concretizar prescrições, no mesmo local, no mesmo dia e num curto período de tempo.


Cada ‘Casa da Saúde’ terá os seguintes serviços médicos essenciais: USF – Unidade de Saúde Familiar (Centro de Saúde; Policlínica; Centro de Genética, Clínicas da Criança, da Mulher, Coração, Gastro, Oftalmológica, Ortopédica, Dermatológica, Otorrino, Medicina Física e Reabilitação, Cirúrgica, Dentária e da Dor; Bloco Operatório; Laboratórios de Análises Clínicas e de Oftalmologia; Oficina de Alergia; Centro de Imagiologia; Empresa de Higiene e Medicina do Trabalho; Centro de Enfermagem; Empresa de Apoio Domiciliário; Residencial Sénior; Laboratório de Medicina Nuclear e Centro de Radioterapia. As últimas duas componentes não estarão disponíveis em todos os pontos de rede.


Fonte próxima do projecto esclareceu também que “cada Casa da Saúde pressupõe uma elevada previsão de afluência, estimada entre as 2 mil pessoas/dia para as unidades mais pequenas - minor – e 4 mil/dia para as maiores – major”.


“Todas as unidades Casa da Saúde têm como pressuposto essencial o carácter universal de acesso, ou seja, todos os cidadãos terão direito a usufruir das suas comodidades, isto quer sejam utentes do SNS, disponham de um seguro de saúde ou lhe acedam através de uma situação particular”, concluiu.

Sem comentários: