segunda-feira, novembro 27, 2006

Homenagem aoProfessor Rafael Machado da ESENViseu

Homenagem ao Professor Rafael Machado da ESENViseu.

A Escola Secundária de Emídio Navarro em Viseu está de luto. O facto deve-se aoinesperado acidente de automóvel ocorrido em Faíl - Viseu na manhã do dia 25 de Novembro.

A tragédia vitimou o Eng.º Rafael Machado (44 anos) e sua filha Filipa (17 nos), aluna da escola onde o pai desempenhava funções docentes.

Natural de Meã – Sátão, residia em Travassós de Cima Viseu. Estudou e trabalhava na escola que o vê partir. O Conselho Executivo suspendeu as aulas a partir das 11.45 do dia 28/11/2006 e organizou transportes para que a comunidade escolar possa estar presente no último adeus com partida da Igreja de Mioma para o cemitério local.

À família enlutada prestamos a nossa solidariedade na dor e consolar com algumas palavras:
O homem é uma estrutura de corporalidade e espiritualidade. O espiritual tem uma expressão também corporal. Diversos aspectos da alma exprimem-se em diversos aspectos do corpo. Vemos com os olhos, ouvimos com os ouvidos, falamos com a boca, exprimimos a nossa alegria ou tristeza com a cara, os gestos, a voz. Dançamos, gritamos ou saltamos, rimos e choramos. Como diz o ditado, "a cara é o espelho da alma" e a do Rafael esteja em paz.
“A vida revela-se ao mundo como uma alegria. Há alegria no jogo eternamente variado dos seus matizes, na música das suas vozes, na dança dos seus movimentos. A morte não pode ser verdade enquanto não desaparecer a alegria do coração do ser humano”. (Tagore, escritor Indiano).
Queria fazer aqui um brinde! Um brinde a ele que partiu e deixou saudades. Um brinde para celebrar um dos maiores tesouros que podemos conquistar. Amigos existem de vários tipos como os que procuramos quando queremos desabafar, os que são compreensivos, os que são solidários, os que sabem dos nossos segredos, os que nos contam segredos, com quem ficamos horas a conversar. E quem tem um amigo tem tudo. Amizade, palavra que designa vários sentimentos, que não pode ser trocada por meras coisas materiais. Deve ser guardada e conservada no coração.

Há algum tempo li um livro que comparava a vida a uma viagem de comboio. Uma leitura extremamente interessante, quando bem interpretada.

Isso mesmo, a vida não passa de uma viagem de comboio, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, agradáveis surpresas em muitos embarques e grandes tristezas em alguns desembarques.

Quando nascemos, entramos nesse magnífico comboio e deparamo-nos com algumas pessoas, que julgamos, estarão sempre connosco nessa viagem. Muitas pessoas embarcarão apenas em passeio, outras encontrarão no seu trajecto somente tristezas e, ainda outras circularão por ele prontos a ajudar quem precise.

Vários dos viajantes quando desembarcam deixam saudades eternas, outros tantos quando desocupam o assento e ninguém sequer percebe.

É assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas, porém, jamais, retornos.
O grande mistério afinal é que nunca saberemos em qual apeadeiro descemos, muito menos os nossos companheiros de viagem, nem mesmo aquele que está sentado a nosso lado. Amigos, façamos com que a nossa estada nesse comboio seja tranquila, que tenha valido a pena e que quando chegar a hora de desembarcarmos o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem. Adeus Rafael, até um dia.

Jacinto Figueiredo, 27/11/2006

1 comentário:

Anónimo disse...

De certeza que onde quer que eles estejam, ficaram felizes por saberem que estarao sempre nos nosso coraçoes.
Admiro a sua Homenagem ao Eng. Rafael e a sua filha Filipa.