Ingressar no
1º ano com 5 anos ou aguardar um ano no pré-escolar?
https://criancasatortoeadireitos.wordpress.com/2016/08/31/ingressar-no-1o-ano-com-5-anos-ou-aguardar-um-ano-no-pre-escolar/
Agosto 31, 2016
texto do
site http://uptokids.pt/ de
24 de agosto de 2016.
Alguns aspetos
a considerar sobre a Maturidade Escolar
Decidir se
um filho já está pronto para ingressar no 1º ano ou se deve aguardar mais
um ano para desenvolver certas capacidades/competências não é uma tarefa
fácil.
Partindo do
panorama geral: na maioria dos países, a criança entra na escola por
volta dos 5 e os 7 anos. No entanto, uma criança com 5 anos tem características
substancialmente diferentes de uma de 6, tal como uma de 6 tem de uma de
7. Há crianças com 5 anos que aparentemente estão aptas para entrar no 1º
ano, mas muitos são os casos em que os pais acabam por perceber que seria
benéfico ter esperado mais um ano, pois a pressão escolar é muito grande, o
tempo para brincar e até para dormir é mais reduzido.
Em alguns
países, como por exemplo na América ou nos países nórdicos como a Finlândia ou
Suécia, há cada vez mais pais com filhos de 5 anos que optam por aguardar mais
um ano, pois a criança de 5 será das mais novas na turma, o que traz as suas
consequências negativas, enquanto que entrando com 6 ou até 7 faz com que
esteja em pé de igualdade e seja respeitada pelas outras crianças e reconhecida
pela professora, como sendo mais velha e tendo outra responsabilidade.
Tipicamente,
a maturidade escolar significa que durante a pré-escola a criança já atingiu um
nível de desenvolvimento que permite a sua adaptação aos desafios da
escolarização formal – que é capaz de aprender. E há aspetos sociais e
emocionais do desenvolvimento da criança que constituem elementos importantes
de sua maturidade escolar, assim como da sua aprendizagem e do grau de
sucesso no futuro.
Nas escolas
convencionais, apesar de não existir concretamente uma lista de sinais de
maturidade escolar, há vários aspetos que são considerados de maneira a avaliar
a maturidade da criança para a entrada na etapa escolar. Entre os quais:
·
conhece as
figuras geométricas básicas?
·
conhece as
letras do abecedário?
·
é capaz de
escrever com lápis?
·
sabe
escrever o nome?
·
até quanto
consegue contar?
·
já sabe ler?
Assim, vale
muito a pena observar com dedicação/atenção a criança que ponderamos se é a
altura certa de a levar para a escola.
Existem mais
aspetos que nos podem ajudar a perceber se chegou a hora:
1. A mudança da silhueta
·
os braços e
as pernas estão alongados, cada vez menos arredondados
·
a
barriguinha, outrora redonda, retrai-se
·
a cintura
fica mais definida (evidenciada entre tórax e abdómen)
·
o ângulo das
costelas sobre o estômago é agudo
·
a silhueta
começa a ganhar as proporções de um adulto
2. Troca dos dentes
Aparece o
primeiro molar permanente ou ocorre a troca de um dos incisivos
3. Pensamento abstrato
·
ânsia de
aprender
·
voluntariamente
consegue dirigir as lembranças, sem que estas sejam fruto de imitação ou de
hábito/ritmo (por exemplo, pode recontar uma história que dias antes foi
narrada no jardim-de-infância)
4. Maturidade social
·
capacidade
de integração numa turma/grupo (com a ajuda da educadora, é capaz de aprender a
harmonizar os seus interesses com os dos demais)
·
consegue
sossegar as pernas e os braços voluntariamente para ouvir, sem ser por mera
imitação do adulto.
A maturidade
social, porém, é gradualmente conquistada na transição para o 2º ano escolar.
ARTIGO
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