domingo, fevereiro 19, 2012

Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem

PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM DISLEXIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM 15 PASSOS. 1º anamenese 2º exame visual 3º exame auditivo com timpanograma 4º avaliação cognitiva 5º avaliação emocional Se chegados aqui percebermos que o aluno tem algum comprometimento em qualquer um ou em vários destes níveis não avançamos com a avaliação em Dislexia. Isto porque a existência de um problema visual, auditivo, cognitivo ou até mesmo emocional pode estar a comprometer a aquisição da leitura e da escrita bem como a compreensão do que se lê. Outra questão muito importante é percebermos que um aluno com Défice Cognitivo não pode nunca ser diagnosticado com DISLEXIA ou qualquer outra DIS. O aluno com défice cognitivo apresentará todas as caraterísticas de problemas relacionados à lingugem, à leitura, à matemática, dependendo do tipo de défice cognitivo. Trata-se de uma questão intelectual. O disléxico tem por norma esta área na média ou acima da média. Portanto, o Diagnóstico deve ser feito por EXCLUSÃO, ou seja, excluindo todos os fatores que possam comprometer tal funcionalidade. Assim, só depois avançamos com: 6º avalação da psicomotricidade 7º avaliação da memória visual 8º avaliação da memória auditiva 9º avaliação da discriminação auditiva 10º avaliação da maturidade percetiva 11º avaliação da velocidade de leitura 12º avaliação da leitura de pseudopalavras 13º avaliação dos processos de leutura 14º avaliação da escrita 15º avaliação da idade de leitura (dos 10 anos em diante) ou avaliação da linguagem oral (dos 8 aos 10 anos). Acresce, que pelo acima explicado, que a avaliação deve ser multidisciplinar em que cada técnico faz uma parte. Posteriormente em reunião de equipa percebe-se o diagnóstico final.

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