domingo, março 22, 2009

Viseu comemora Nascimento de D. Afonso Henriques

900 anos do nascimento de Afonso Henriques comemorados em Viseu

Texto deAna Filipa Rodrigues Fotos deDR

As dúvidas sobre o local do nascimento de Dom Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, mantêm-se. A polémica entre Guimarães e Viseu não arrefece. A única certeza é que o nascimento ocorreu há 900 anos no mês de Agosto e Viseu vai começar a assinalar a data na próxima semana.

As comemorações têm, em Viseu, início oficial no dia 28 de Março, em Torredeita com a conferência "O Tratado de Zamora na Origem da Bula de 1179", com o orador João Silva de Sousa. Até ao final de Maio, a câmara prevê realizar mais três conferências descentralizadas. "A autarquia considerou importante descentralizar o conhecimento cientifico e privilegiar outras pessoas e lugares", explica o vereador da Cultura, José Moreira.

Em Junho o Pavilhão Multiusos recebe o "concerto de celebração", no qual participam todos os grupos corais de concelho de Viseu. "O concerto é com a Filarmónica das Beiras que será acompanhada por 500 vozes. A iniciativa está a ter uma grande aceitação e o primeiro ensaio é já dia 20", refere o vereador.

A Pousada de Portugal também se junta às festividades com a recepção do espectáculo de dança "Mater", da companhia de dança Amálgama.

Três exposições documentais e de arte medieval e a realização de um congresso internacional são os pontos altos das comemorações, que serão comissariadas pelo medievalista João Silva de Sousa. "O Congresso é subordinado ao tema "Afonso Henriques - 900 anos depois". Vamos ter especialistas de Portugal, França, Inglaterra. Creio que vamos ter a nata de investigadores que estudam a época medieval", salienta José Moreira.

O vereador acredita que o evento permitirá "divulgar as últimas conclusões, não só referentes ao nascimento de Afonso Henriques, mas de toda a época medieval".

Polémica. Viseu ou Guimarães? Onde terá nascido o rei? A polémica estalou quando o investigador viseense Almeida Fernandes lançou em 1993 um livro onde defende que D. Teresa, mãe de Afonso Henriques, se encontrava em Viseu no mês de Agosto de 1109. Tese aceite, em 2006, pelo historiador José Matoso.

"Não vamos comemorar o nascimento contra ninguém, isto não se trata de uma discussão política", afirma o vereador, sublinhando que "o berço é e continuará a ser Guimarães, ninguém está tentar usurpar isso".

De acordo com o vereador, o presidente da autarquia, Fernando Ruas propôs publicamente, durante uma cerimónia, "comemorações em conjunto com Guimarães". "Nunca tivemos um feedback. Mas a ideia de realizar a festa das cidades Afonsinas, continua de pé".

As comemorações dos 900 anos do nascimento do rei terminam no dia 21 de Setembro com um cortejo evocativo.

ed. 366, 20 de Março de 2009 do Jornal do Centro - Viseu

2 comentários:

Anónimo disse...

Testemunhos sobre a tese
“Viseu, Agosto de 1109, nasce D. Afonso Henriques”
de A. de Almeida Fernandes

No ano que se comemora os 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, é com satisfação que vemos a tese do Dr. A. de Almeida Fernandes, sobre o nascimento do primeiro Rei de Portugal em Viseu, colher cada vez mais ecos favoráveis e apoios entre os investigadores de História Medieval.
A tese do nascimento em Viseu de D. Afonso Henriques “Viseu, Agosto de 1109, nasce D. Afonso Henriques” do historiador A. de Almeida Fernandes foi publicada a primeira vez na revista Beira Alta (XLIX, 1-2, 1990 a L-3, 1991), uma segunda vez em livro pelo Governo Civil do Distrito de Viseu (1993) e em terceira edição pela Fundação Mariana Seixas (2007). Durante estes 19 anos não surgiu nenhuma tese que a infirmasse.

Deixamos alguns testemunhos:

“Quanto ao nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu, os documentos apresentados por V.ª Ex.ª não permitem outra conclusão”.
Professor Doutor Cónego Avelino de Jesus da Costa (1908-2000)
Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
in carta ao Dr. A. de Almeida Fernandes de 27 de Fevereiro de 1992

“Com base em informações indirectas, sobre o paradeiro dos pais do monarca, creio que a hipótese de Viseu [de A. de Almeida Fernandes] é a mais provável”.
Professor Doutor Bernardo Vasconcellos e Sousa
Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa
in Público, Ano XVII, nº 6184, 5 de Março de 2007

“A doutrina [tese do nascimento em Viseu de D. Afonso Henriques] encontrou silêncios, mais sintomáticos em quem pedira o estudo; mas não suscitou polémica à altura, muito menos capaz de a infirmar, por um argumento que fosse. Passado o tempo, verifica-se que, ao contrário, a hipótese colheu ecos, favoráveis”.
Professora Doutora Maria Alegria Fernandes Marques
Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
in Prefácio, “Viseu, Agosto de 1109, nasce D. Afonso Henriques”, Fundação Mariana Serixas, Abril de 2007

“A demonstração feita por Almeida Fernandes alcança verosimilhança suficiente par se admitir como possível, ou mesmo a mais provável. É de facto admissível, com base nos documentos por ele invocados, que D. Afonso Henriques tivesse nascido em Viseu por meados do mês de Agosto de 1109”.
Professor Doutor José Mattoso
Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa
in “D. Afonso Henriques”, Circulo de Leitores, 2006

“Em 1993, segundo tese de Armando de Almeida Fernandes, no seu livro Viseu, Agosto de 1109, Nasce D. Afonso Henriques, deu-se início à hipótese, a mais credível, penso, de D. Afonso Henriques ter nascido em Viseu (05 de Agosto de 1109), contrariando princípios há muito tidos como assentes, pela tradição nacional”.
Professor Doutor João Silva de Sousa
Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa

“É de aceitar a tese de Almeida Fernandes. É de todas as teses sobre a data e o local do nascimento de D. Afonso Henriques a mais provável ”.
Doutor António Matos Reis
Investigador em História Medieval Portuguesa

Relativamente ao local de nascimento de D. Afonso Henriques, sobre o qual surgiu a hipótese de Viseu, e não Guimarães como afirma a tradição, o historiador [Marsilio Cassotti] admitiu essa “possibilidade”, pois no verão de 1109 Dona Teresa se encontrava em Viseu de facto: “Os documentos que falam de Viseu têm muita veracidade e é possível o nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu, […].”
Professor Doutor Marsilio Cassotti
Historiador, autor da biografia de D. Teresa (mãe de D. Afonso Henriques), “D. Teresa – A Primeira Rainha de Portugal”, Esfera dos Livros, 2008.
in entrevista Lusa, 3 de Julho de 2008

“Viseu é, quase, com muita probabilidade a terra de nascimento de D. Afonso Henriques […]”
Professor Doutor António Borges Coelho
Professor Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
in entrevista RTP, 30 de Março de 2009

Sérgio Sodré disse...

Já há uma obra importante a contestar a tese de A. Fernandes, é o livro "Afonso Henriques: um Rei polemico" de Barroso da Fonte, da Editora Cidade Berço, de Junho de 2009. Li-o e julgo que para manter a hipótese de Viseu é necessário analisá-lo e responder às questões que levanta, as quais já não assentam apenas na tradição...