domingo, outubro 12, 2008

Manifestação de Professores convocada para 15 de Novembro.

Aderir ou não? Alguns afirmam que sim, independentemente de quem foi a autoria da "convocatória". Outros (uma minoria, digo eu), porém referem a relevância do autor da "convocatória". Se foram os sindicatos, nem há que pensar... simplesmente não.

Por aquilo que tenho lido em vários blogues de educação, a esmagadora maioria dos comentários, aponta para um inequívoco sim à manifestação. "Vamos a ela e em força", é um resumo possível do ambiente que se vive na blogosfera. Provavelmente um reflexo do ambiente vivido pelas escolas do nosso país. Certo e sabido é que não há quase nenhum professor que não esteja "pelos cabelos" com esta avaliação forçada.

Importa no entanto, salientar a inexistência de um movimento organizador que publicite de forma eficaz a manifestação. Nem todos os professores acedem à internet com a mesma regularidade (ou facilidade) com que acedem a um qualquer canal de televisão ou outro meio de comunicação social. É importante que "alguém" se chegue à frente, mais que não seja para fornecer o apoio logístico para algo que se quer "grande".

Para já, temos a APEDE (Associação de Professores e Educadores em defesa do ensino) e o MUP (Movimento Mobilização e Unidade dos Professores), que vão tratar das questões legais. Como se pode ler nos blogues destas duas organizações:

"É oficial!

Se, até aqui, apenas pairava no ar a ideia de uma manifestação, no dia 15 de Novembro, esta é, agora, irreversível.

Para todos aqueles que se têm interrogado sobre as questões legais e de organização, a partir de hoje o apelo é oficial.

Numa reunião da APEDE, em que o MUP participou, ficou decidido que uma comissão composta por elementos desta Associação e deste Movimento tratará dos aspectos legais (pedido de autorização ao Governo Civil de Lisboa) para:

Local de concentração: Marquês de Pombal, Lisboa.
Dia e Hora: 15 de Novembro, às 14 horas.

Segue-se desfile pela Rua Braancamp, Largo do Rato, Rua de S. Bento, terminando a manifestação em frente da Assembleia da República.

Vamos também solicitar a colaboração de outros movimentos e personalidades que têm dado o seu contributo à causa da Educação.(...)"


Agora só falta mesmo, publicitar esta iniciativa nos meios de comunicação. Não me importa nada que seja uma estrutura sindical a fazê-lo, mas incomoda-me bastante se alguma destas, se aproveitar para falsos protagonismos, que não são agora necessários nem proveitosos.
http://profslusos.blogspot.com/

2 comentários:

Anónimo disse...

—-DEVIA CONVOCAR-SE TAMBÉM PARA DIA 15 MANIFESTAÇÕES SIMULTÂNEAS NAS CAPITAIS DOS DISTRITOS. (muito boa gente gostaria de ir a Lisboa e pura e simplesmente não pode, não tem a certeza, etc. e mais perto decerto que se juntará).

—DEVIA FAZER-SE UM APELO AOS ENCARREGADOS DE EDUCÇÃO E AOS ALUNOS PARA SE MOSTRAREM SOLIDÁRIOS E se MANIFESTAREM connosco também. com efeito não estamos a lutar por privilégios mas pela qualidade do sistema de ensino.

Anónimo disse...

É importante não nos deixarmos desmobilizar pela treta sindical (eu sou sindicalizado...) e avançarmos, com sindicatos ou sem eles,,,