Quem avalia?
Direcção executiva que pode delegar, coordenadores de departamento que podem delegar em Profs titulares;
O que se avalia?
Qualidade cientifico - pedagógica, cumprimento do serviço, exercício de cargos/funções pedagógicas. Cada uma das componentes (executivo e coordenador de depa./to, vale 50%.
Como se faz a avaliação?
No interior da escola, inicia-se pela definição de objectivos individuais e preenchimento de ficha de autoavaliação, observação de aulas, análise de documentação, ficha de avaliação dos avaliadores, entrevista entre avaliador e avaliado, reunião doe avaliadores para atribuição da avaliação final. Podem ser: excelente, muito bom ou insuficiente pela comissão de avaliação.
Quem define os objectivos individuais?
Prof. avaliador e avaliado, correspondendo ao contributo de cada docente para o cumprimento do projecto educativo e plano de actividades da escola.
Quais os objectivos individuais a considerar?
Melhoria dos resultados escolares dos alunos, redução do abandono escolar, apoio à aprendizagem dos alunos, participação nas estruturas de orientação educativa e órgão de gestão da escola, relação com a comunidade, formação continua, participação em projectos e actividades curriculares e extracurriculares.
Quais e quantos os instrumentos de avaliação?
Ficha de autoavaliação (avaliado);
Ficha de avaliação científico - pedagógica (coordenador de depar./to;
Ficha de participação em actividades escolares (direcção executiva).
Quem elabora os instrumentos de avaliação?
È o Conselho Pedagógico, tendo em conta as recomendações do CC para avaliação de Prof. (devem ser simples e claros).
Porque observação de aula?
Porque o essencial do trabalho dos Profs. decorre dentro da sala de aulas.
Que critérios na observação de aula?
Cada escola define o que é observado, pretende-se a avaliar a capacidade científico pedagógica dos docentes na preparação, organização e realização de actividades lectivas, na realização pedagógica com os alunos e na avaliação das aprendizagens.
Há intervenção exterior à escola?
Prevê-se a participação de um inspector para avaliação dos Profs. Coordenadores, o CCAD acompanha o processo e DGRHE fornece orientações.
Os Pais ou EE podem participar?
Sim se os Profs. consentirem.
Qual a duração?
Profs integrados na carreira - de dois em dois anos, contratados no fim de cada contrato desde que tenham estado pelo menos 6 meses na mesma escola.
Porque quotas?
Só para excelente e muito bom, todas as classificações de bom progridem.
Assiduidade penaliza?
A classificação de excelente e muito bom depende de percentagens entre 95% e 100%. São reconhecidas as assistências a filhos menores, doença e prestação de provas como trabalhador estudante.
Boletim dos Profs, Abril de 2008.
Sem comentários:
Enviar um comentário