quinta-feira, março 13, 2008

Educação por onde vais?

Caros colegas,

Parece-me que está na hora de fazermos uma reflexão!

Anda a Sra. Ministra, e os seus tenentes, pelos vistos em amenas reuniões com a FENPROF (veja-se o sorriso rasgado do nosso colega Mário Nogueira, ontem à saída do ME….) a fazer passar a mensagem subtil de que são uns tipos que afinal até são sensíveis aos 100.000 PROFS. na rua, e, como tal, até já estão a “ceder” ao que os Professores deste país exigem…

Assim, «Maria de Lurdes Rodrigues assumiu uma postura muito mais tranquila do que nos últimos tempos, dizendo acreditar nos Conselhos Executivos. «É importante passar a mensagem de confiança para que os Conselhos Executivos fiquem determinados neste processo», frisou, avisando que «o esforço não termina aqui». (in Portugal Diário, 12.03.08).

Continuando: «Segundo o Ministério da Educação, o acordo alcançado com o Conselho de Escolas estipula ainda que o programa de formação em avaliação que foi criado para os membros dos conselhos executivos será estendido aos coordenadores de departamentos curriculares e professores titulares envolvidos neste processo. No âmbito deste programa, todos os docentes que estejam interessados poderão também receber formação em auto-avaliação.

A tutela comprometeu-se igualmente a criar, em parceria com o CE, um grupo de trabalho que deverá propor medidas para reforçar as condições das escolas no próximo ano lectivo, de forma a diminuir as suas dificuldades no que diz respeito ao processo de avaliação de desempenho.

Os docentes avaliadores, nomeadamente os coordenadores de departamento e membros de conselhos executivos, poderão vir a beneficiar de melhores condições ao nível de horário, de forma a terem mais tempo disponível para se dedicarem ao processo.

Caberá igualmente a este grupo de trabalho «fazer sugestões para a organização do próximo concurso para professor titular», destinado a todos os docentes com mais de 18 anos de serviço (pertencentes ao 7º, 8º e 9º escalões), havendo ainda cerca de metade dos lugares por ocupar.

Na conferência de imprensa, a responsável anunciou ainda que será divulgado ainda esta semana o diploma que estabelece as ponderações que serão atribuídas a cada um dos parâmetros de classificação, estando também para «breve» a publicação do despacho que vai fixar as quotas para a atribuição das classificações de Muito Bom e Excelente.» (in Portugal Diário, 12.03.08)

Hoje a FENPROF, já vem dizer:

«que só haverá acordo com o Ministério da Educação em matéria de avaliação de desempenho se o processo for suspenso este ano lectivo e aplicado a título experimental em 2008/09.

"Qualquer documento de natureza política que seja construído a partir da reunião de sexta-feira com o Ministério da Educação só terá a concordância da Fenprof se for inequívoca a suspensão da avaliação de desempenho este ano lectivo e que nenhum professor seja prejudicado por isso", afirmou o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, em conferência de imprensa.

A federação sindical exige ainda que o modelo de avaliação de desempenho proposto pela tutela seja aplicado a título experimental no próximo ano lectivo, havendo depois uma negociação com os sindicatos para eventuais alterações e correcções.

Por outro lado, a Fenprof considera que o ministério da Educação terá na sexta-feira "a última oportunidade" para demonstrar que tem capacidade para "negociar e dialogar".» (in EXPRESSO, 12.03.08).

Afirmo: no sábado, também ouvimos todos Mário Nogueira dizer que não havia mais diálogo….ontem, 3ª feira, após um provável lanche na 5 de Outubro, com a cambada da tutela que nos governa, já vinha ele todo sorridente……

PERGUNTO:

É ISTO QUE QUEREMOS? ADIAR ????? E O CONJUNTO DAS POLÍTICAS NEO-LIBERAIS PARA A EDUCAÇÃO, ASSENTE NO PRIMADO DO SUCESSO PARA AS ESTATÍSTICAS E PARA A PRIVATIZAÇÃO DAS ESCOLAS?????

A MAIOR PARTE DO TECIDO EMPRESARIAL PORTUGUÊS SÃO PME´S EM QUE OS SEUS GERENTES/ADMINISTRADORES NÃO TÊM SEQUER O 9º ANO (ANDARÃO AGORA ALGUNS À PRESSA E A TROCO DE ALGUMAS BENESSES NOS CURSOS EFA E NAS NOVAS OPORTUNIDADES A FAZÊ-LO….)….SÃO ESSES AMANHÃ QUE ESTARÃO NAS ESCOLAS???? E AS GRANDES EMPRESAS COMO A PT E A SONAE, ENTRE OUTRAS, DEU-LHES AGORA PARA ESTAREM MUITO PREOCUPADAS COM OS ALUNOS E OS SEU SUCESSO, NUM ACESSO DE FILANTROPISMO E ALTRUÍSMO NUNCA ANTES VISTO?

É POR ISTO QUE NOS JUNTÁMOS 100.000 PROFESSORES EM LISBOA?

PORQUE SÓ SE OUVE FALAR DE AVALIAÇÃO? E O E.C.D.? E A DIVISÃO DA CARREIRA EM DUAS CATEGORIAS?

E A GESTÃO ESCOLAR? E O ESTATUTO DO ALUNO?

TEMOS QUE ESTAR ATENTOS E NÃO PERDER A UNIÃO QUE NOS LEVOU ATÉ AQUI!

O QUE SE ESTÁ A PASSAR DESDE 2ª FEIRA, NÃO É MAIS DO QUE SALVAR A CARA DE QUEM ESTÁ COMPLETAMENTE ISOLADO E DESGASTADO PELA NOSSA LUTA…….

NÃO PODEMOS EMBARCAR EM ACORDOS SIMPLES, FRUTO DE NEGOCIATAS DE BASTIDORES…..TEMOS QUE CONTINUAR UNIDOS PARA DERROTAR AS POLÍTICAS QUE, SE PASSAREM, DESTRUIRÃO A EDUCAÇÃO E O FUTURO DO PAÍS!!!

No passado já vimos, o que deram as cedências…lembram-se do Campo Pequeno???? E em 2005, éramos 25.000….e o ECD, não passou?????

Agora ou nunca!!!!! Ou continuamos atentos, calmos e serenos, mas unidos e dispostos a continuar a LUTAR, ou irá ficar tudo como está e o GOVERNO levará todo o quadro legislativo que nunca outros ousaram aplicar, por diante….

Desculpem-me os devaneios e desabafos….mas começo a estar farto de andarmos todos meio perdidos nesta embrulhada toda…..ou temos clareza no que queremos e naquilo porque lutamos, ou é melhor irmos todos comer o borrego Pascal……

Um abraço

José António Farinha

Prof. EB23 Dr. Rui Grácio – MONTELAVAR

A LUTA CONTINUA!!!!

Sem comentários: