segunda-feira, julho 31, 2006

VISEU + Energia limpa.

  • Através de Concurso Público em Diário n.º: 146 de 2006-07-31 visa o Fornecimento, instalação e implementação dos aerogeradores e respectivos PTs, no seu interior, no Parque Eólico de Sobrado.Este parque fica localizado na Serra de Montemuro, Monte Sobrado (vizinhança do marco geodésico de Lameira), freguesia de Parada de Ester, concelho de Castro Daire, distrito de Viseu.
    O Prazo de execução é de seis meses. Os Concorrentes devem apresentar a concurso um modelo de aerogerador cuja instalação na Europa seja superior a 20 unidades e cuja entidade responsável pela instalação tenha implementado mais de três parques eólicos, com uma potência global instalada superior a 50 MW.
    O preço base é € 8.000.000, excluindo
    o imposto sobre o valor acrescentado.São admitidas propostas variantes que envolvam a alteração de potência unitária e número de aerogeradores, qualquer que seja a potência instalada, desde que as mesmas não contemplem: alteração dos terrenos disponibilizados para a implementação do parque eólico; potência de ligação à rede eléctrica superior 8,7 MVA (mais 20% de potência adicional); potência unitária aerogerador inferior a 1800 kW e superior a 2500 kW; alteração das características técnicas do ponto de interligação.
    Impacto visual –
    Os modernos aerogeradores, com alturas das torres de 40 m e comprimento das pás de 20 m, constituem obviamente uma alteração visual da paisagem. O impacto visual é muito difícil de avaliar. No entanto, existem alguns efeitos incomodativos que podem ser contabilizados tais como: o efeito de sombras em movimento e reflexões intermitentes.
    Balanço Energético – A energia gasta para produzir, instalar e para operação e manutenção de um aerogerador típico é produzida por esse mesmo aerogerador em menos de meio ano. Este facto torna a energia eólica numa das energias mais atractivas em termos de planeamento energético mundial.No final de 1994 a capacidade instalada global de turbinas ligadas à rede era de 3700 MW dos quais 1700 MW nos EUA e 1650 MW na Europa.
    Aseguinte tabela dá uma estimativa da potência eólica instalada nos anos de 1994 e 2000, em alguns países, dando também uma ideia do acréscimo de potência instalada para 1994 e 1995.

Fonte: http://power.inescn.pt/claudio/eolica.html.

Jacinto Figueiredo, 31-07-2006.

Sem comentários: