segunda-feira, maio 22, 2006

Professores com "fracas competências" diz a ME

No site do Diário Digital de 02/05/2006: “A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, considerou hoje «dramático» o estado em que se encontra o ensino secundário, salientando que as taxas de reprovação e abandono no 12° ano atingem metade dos alunos. «As coisas não vão bem», repetiu várias vezes a ministra num encontro com mais de 600 responsáveis dos conselhos directivos de todas as escolas do norte dos pais, em Paços de Ferreira.

«Trinta e cinco por cento dos que andam no ensino secundário vão reprovar ou abandonar, mas no 12° ano a situação é mais grave e atinge 50% dos alunos», afirmou Maria de Lurdes Rodrigues. Segundo a ministra, «as escolas secundárias estão há muito tempo sentadas á lareira», situação que para ser alterada «necessita do esforço de todos». «Temos de apostar na diversificação da oferta educativa», disse a ministra relativamente ao ensino secundário, onde o abandono é muito significativo. «Temos 400 mi! jovens com menos de 24 anos com o ensino secundário incompleto, alguns com poucas disciplinas por concluir e é preciso fazer regressar estes jovens às escolas», frisou a ministra.

No encontro, destinado a fazer um diagnóstico da actual situação do ensino e a preparar o arranque do próximo ano lectivo, a ministra evocou também «os problemas graves do primeiro ciclo». «Temos professores a mais e com fracas competências», nomeadamente «no estudo do meio, no estudo da língua e na matemática», referiu.

A ministra, que estava acompanhada pelo secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, quer que os trabalhos de casa dos alunos do 1° ciclo passem a ser feitos também na escola e que todas as crianças tenham 25 horas da componente lectiva por semana. As outras actividades extracurriculares, como a música, o desporto, o inglês ou a informática, que representam mais dez horas semanais, não poderão interferir na componente lectiva, defendeu Maria de Lurdes Rodrigues."

Ver Artigo Completo (Diário Digital)

http://contratado.blogspot.com/ 22-05-2006

1 comentário:

lourenja.blogspot.com disse...

Serve a presente para vir junto de Vª Exª penhoradamente agradecer a proposta para o novo Estatuto da Carreira Docente.

Valeu a pena esperar 25 anos de serviço para ver reconhecido o meu mérito profissinal.

As proposta que Vª Exª faz, em conjunto com o Sr. Eng., e a que se associa o Sr. Dr. da Oposição são brilhantes.
O Sr. Dr. da Oposição ainda vai mais longe, penso até que será um exemplo a seguir, quando prevê que: para pôr os professores na ordem, o chefe da escola deverá ser um Sr. Coronel reformado; para aumentar a produtividade e a competitividade, coloque-se um Dr. Economista na gestão.
Genial !

Há anos que anseio ter um autocolante no meu carro a dizer:
"Professor da Escola Y. Atestada com Certificado de Qualidade" ou por exemplo "Este carro é conduzido por um Profissional de Ensino. Trabalha na Escola Z".

Concordo em absoluto com TODO o diploma, e sobretudo com as ideias inovadoras: como Coordenador de Departamento vou avaliar os meus colegas; com novos escalões; com as novas categorias de professores, e claro com bónus pecuniário!
Noto neste diploma uma muito positiva influência Filandesa, o que enche de orgulho o meu espírito europeu.

Sem querer ser maçador, chamo só a atenção para um outro aspecto, o artigo 197 no seu ponto 2:" Seguindo o exemplo da sociedade civil, onde os doentes avaliam os médicos e enfermeiros; operários avaliam engenheiros; arguidos avaliam juízes; funcionários avaliam gestores públicos,etc, é chegado o tempo das boas práticas do liberalismo económico serem aplicadas às escolas, pelo que pais e encarregados de educação passam a avaliar os professores." Nada mais justo !

Reina a calma e a ordem em todo o País. Tem Vª Exª todo o meu apoio.

Cordialmente.

João Botelho.

(Viseu)


PS. Para que não haja equívocos ou más interpretações esclareço que sou militante do partido que sustenta o Governo.
Parto do princípio que Vª Exª e o Sr. Dr. Valter Lemos também o são. Ou estou errado ?


Carta enviada para Público em 29/5/06