sexta-feira, maio 19, 2006

ESCOLA A “LESTE”…

  • Professores da escola Secundária Alves Martins na interrupção da Páscoa deslocaram-se, via aérea com escala em Amesterdão, à Rep. Checa, Eslováquia e Hungria. O objectivo foi o enriquecimento cultural, social e lúdico em Países de leste.
  • Curiosos na descoberta destes países, terras, gentes costumes, tradições e património edificado ou cultural. De novo a Yolanda, guia permanente, Madrilena, conhecedora e simpática. O Ruben, Murcianito, condutor e excelente profissional, confrontado com a opção – vida nómada ou namorada decidiu pela primeira.
  • Dois dias em Praga até há bem pouco tempo sob um regime totalitário de esquerda, mas que nem parecia. O seu castelo altaneiro que se crê ter sido fundado no ano de 880 e que desde o sec. X foi residência dos mais altos magistrados. Actualmente é a residência oficial do Presidente da Rep.Checa.
  • Observamos o Palácio Real Velho de estilo Renascentista. Percorremos o beco do ouro, a zona pitoresca da cidade e casas muito características. A cidade velha em particular a praça Velha, o centro natural da cidade, o relógio astronómico de 1410. A Igreja Gótica de S. Vito, o bom Jesus de Praga, bairro Judeu e a Sinagoga Stranova. A ponte de Carlos com as suas 30 estátuas do sec. XVIII e o bairro de Mala Strana com os seus palacetes como o de Wallenstein. O hiper aproveitamento dos recursos hídricos.
  • Kalovy Vary e a riqueza da maior estância termal – quedas de água com jorros a mais de 70ºC e 12 m de altura, ou as fontes de Vridio, ou Sprundel entre jardins Vitorianos.
  • Maranské Lázne, lugar aprazível e de boa localização, num pitoresco Vale aberto de encostas verdejantes e cuidadas florestas. Conhecida mundialmente pelos resultados terapêuticos e qualidade das suas águas. Visitamos o Castelo de Cesky krumlov o segundo maior do País e construído em cima de uma falésia sobre os meandros do leito do rio Vlatava. No bar da recepção de hotel fomos confrontados com meninas da mais velha profissão do mundo e, descarado, assédio sexual.
  • Plzen, a quarta maior cidade do País é conhecida pela produção de cerveja.
  • Telc é uma cidade património da Humanidade onde se destaca o Castelo cujo guia local fez a apresentação pela primeira vez em correcto Português.
  • Brno, antiga capital da Morávia onde se destacam a Universidade e a Ópera de Leos Jaácek.
  • Tudo a correr pelo melhor, apenas um pequeno incidente de saúde com o Agente Sr. João Figueiredo que nos preocupou, especialmente a esposa Dr.ª Célia coarctando a boa disposição. A vantagem de fazer parte do grupo a médica Dr.ª Fernanda Caseira, ajudou na triagem e posterior recurso aos serviços hospitalares daquele lugar. Por suspeita de violação da mala de viagem da Dra. Natividade Rocha, que não veio a verificar-se, acorreram ao seu quarto quatro Homens, companheiros de viagem, tendo exclamado – “nunca vi tanto Homem no meu quarto”! Ao mesmo tempo atendia o telemóvel do marido.
  • Neste périplo percorremos também a Rep. Eslováquia e a sua capital Bratislava.
  • Hungria, guia local, Maria Sofia, muito bem “parlava” Português.
  • Budapeste, “a pérola do Danúbio” estende-se ao longo de ambas as margens do rio Buda que é a parte mais antiga, residencial e de colinas. Enquanto que Peste está mais virada para os negócios e comércios. Visita panorâmica seguida de visita cultural ao Parlamento, um dos maiores do mundo com suportes individuais de charutos. Visitamos o Teatro Nacional da Opera, com protecção de sapatos e, a Basílica de Santo Estêvão.
  • Uma noite inesquecível com jantar típico Goulash Party amenizado por música zíngara. Depois de cada um ingerir o “Miguelito”, desinibidor social, veio o repasto acompanhado de música típica na qual participamos dançando ou cantando em intercâmbio cultural com “nuestros hermanos”, eles acompanhando-nos no fado de Coimbra e nós acompanhamo-los na música característica de Espanha.
  • Após o jantar, em viagem animada, enfatizo a alegria da Dra. Maria Ermida e a veia artística da Dra. Graça Abrantes que acompanhamos e nos deliciou com canções Portuguesas como: Fado ou “Viseu Senhora da Beira”. Seguiu-se o Cruzeiro no Danúbio e uma taça de champanhe.
  • No último dia deslocamo-nos ao Palácio Real de Godolló, um dos lugares preferidos da Rainha Isabel (Sissi) que demorava oito horas para se vestir e três horas para se pentear. Que faria mais?
  • Foi um grupo animado pela frontalidade do marido da Dra. Ilda Simões, o companheirismo das amigas Dra. Teresa Lago e Teresa Gomes, a descrição da AAE D. Júlia e marido, o pé ligeiro da Dra. Lurdes Dias a perspicácia da Dra. Fernanda Dias, Isabelinha dos perfumes ou o cameramen Dr. Pinheiro.

Jacinto Figueiredo, 19/05/2006.


Sem comentários: