16 Março, 2016
O Governo vai avançar com a renovação
da Linha da Beira Alta e vai tentar obter apoios europeus para criar uma
ligação ferroviária entre esta via, em Mangualde, e Aveiro, disse hoje o
secretário de Estado das Infraestruturas.
“No Corredor Internacional Norte, há
duas opções”, uma que liga Pampilhosa (nó das linhas do Norte e da Beira Alta),
no concelho da Mealhada, a Mangualde e Vilar Formoso, e outra, em “perspetiva”,
assegurando a “ligação entre Aveiro e Mangualde”, disse hoje, em Alfarelos, no
concelho de Soure, o secretário de Estado das Infraestruturas (SEI), Guilherme
W. d’ Oliveira Martins.
O Governo vai pedir à União Europeia
(através da comissária dos Transportes, Violeta Bulc), um “reforço dos fundos
comunitários” de modo a que a ligação ferroviária entre Aveiro e Mangualde “também
venha a ser considerada prioritária”, adiantou o governante, que falava aos
jornalistas, hoje, em Alfarelos, à margem da sessão de assinatura do auto de
consignação da modernização do troço da Linha do Norte entre esta estação e
Pampilhosa, com uma extensão de 36 quilómetros.
“Em primeiro lugar está a ligação
Pampilhosa/Mangualde/Vilar Formoso e em segundo lugar, com o reforço de fundos
comunitários, (a ligação) Aveiro/Mangualde”, sublinhou Guilherme W. d’ Oliveira
Martins.
O Governo está “empenhado que isso
possa acontecer”, mas, “evidentemente, está dependente” da atribuição por parte
da União Europeia do reforço de verbas, concluiu o secretário de Estado.
Durante a sua intervenção na
cerimónia de assinatura da consignação das obras de modernização daquele lanço
da Linha do Norte, que envolvem um investimento da ordem dos 106 milhões de
euros (com uma comparticipação europeia de cerca de 75 milhões de euros),
Guilherme W. d’ Oliveira Martins disse que os projetos do Corredor
Internacional Norte serão adjudicados em abril deste ano.
Igualmente para dar “consequência
imediata” ao plano de investimentos ‘Ferrovia 2020’, foi lançado, em fevereiro,
“o concurso para a obra de eletrificação do troço Nine/Viana do Castelo”, na
Linha do Minho, e foram adjudicados, em março, os projetos do Corredor
Internacional Sul, recordou o governante.
O plano ‘Ferrovia 2020’ representa
investimentos médios de cerca de 460 milhões de euros na rede ferroviária
nacional”, afirmou o secretário de Estado, sublinhando que “é esta a aposta (do
Governo), é este investimento que nos vai permitir inverter definitivamente um
ciclo, já excessivamente longo, de abandono dos transportes ferroviários”.
Este plano materializa “uma aposta
clara e inequívoca na ferrovia”, disse Guilherme W. d’Oliveira Martins,
sublinhando que o Governo quer, assim alterar “o paradigma vigente durante
várias décadas”.
Em seis anos, serão investidos 2,7
mil milhões de euros na rede ferroviária nacional, contemplando a construção de
214 quilómetros de novas linhas e a modernização de 979 quilómetros, entre as
quais a Linha do Norte.
Renovação da Linha da Beira Alta vai avançar
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