quinta-feira, maio 31, 2007

Prof. podem ter PC por 150€ de entrada inicial

José Sócrates, anunciou a criação de um novo programa que visa garantir o acesso a preços reduzidos a um computador e à Internet de banda larga. Entre o meio milhão de contemplados figuram estudantes, professores e trabalhadores envolvidos em acções de formação.

A nova estrutura deverá entrar em vigor já em Setembro, início do novo ano lectivo, abrangendo todos os alunos que se inscrevam no 10º ano, garantiu o chefe de Governo esta quinta-feira na Assembleia da República. Sócrates estima, que a nova medida, atinja 240 mil estudantes nos próximos três anos, que serão divididos em três distintos escalões.

No primeiro, que abrange os beneficiários de acção social escolar, será fornecido um computador portátil e a utilização da banda larga custará cinco euros mês. No segundo, alunos sem acção social escolar, mas de agregados familiares com baixos rendimentos, está igualmente assegurado o computador grátis sendo que a Internet custará mais dez euros que na anterior categoria. No último grupo, quem quiser computador desembolsa 150 euros e paga menos cinco euros de banda larga, durante três anos, em relação aos preços do mercado.

Os docentes dos ensinos Básico e Secundário, com um pagamento inicial de 150 euros para o computador e uma mensalidade de Internet de cinco euros inferior aos do mercado.

Os formadores e todos os que se inscrevam no programa “Novas Oportunidades" o benefício da Internet é captado com uma mensalidade de 15 euros e válida por um ano।" 31/05/2007

Ver Artigo Completo (Correio da Manhã)



Alunos imigrantes com mais apoio

Os alunos imigrantes que frequentam as escolas portuguesas vão beneficiar de mais tempo de apoio no próximo ano lectivo, segundo novas orientações que constam de um ofício emitido este mês pela tutela.

Além dos 90 minutos semanais de apoio que a legislação aprovada no ano passado já previa, estes alunos passarão a ter mais 45 minutos dedicados à realização de actividades no âmbito do Português como Língua não materna…

As dúvidas e dificuldades começaram a surgir no ano passado, quando foi aprovado, pela primeira vez, um despacho relativo aos mais de 81 mil alunos imigrantes, de 120 nacionalidades, que frequentam as escolas portuguesas…

"As escolas estavam a sentir-se muito desamparadas e fizeram-nos chegar várias queixas de falta de orientação. Até agora, as directivas eram insuficientes", afirmou à Lusa Paulo Feytor Pinto, presidente da Associação de Professores de Português (APP)…

Nos 90 minutos semanais de Estudo Acompanhado, estes alunos deverão ser separados do resto da turma para receberem apoio ao nível da Língua Portuguesa, devendo ainda beneficiar de mais 45 minutos para realização de actividades.

Também a carga horária semanal das chamadas áreas curriculares não disciplinares como a Área de Projecto e a Formação Cívica deverá ser utilizada para este efeito…
Lusa 2007-05-31 www.educare.pt

segunda-feira, maio 28, 2007

Professores de Portugês Criticas

Professores de Português criticam revisão curricular
A Associação de Professores de Português considera que a revisão curricular do Ensino Secundário assenta "num modelo pouco flexível", que "dificilmente" dará resposta à heterogeneidade de alunos e às "tendências actuais".
(2007-05-28)

sábado, maio 26, 2007

Professor castigado por graçola ao 1.º Ministro!!!

Oposição exige demissão da directora de Educação do Norte e critica Governo.
Quinta-feira, Maio 24, 2007
Devido ao tamanho da notícia apenas coloquei aqui uma pequena parte. Os colegas que pretendam ler a notícia completa, podem utilizar o link que coloquei no fim deste post. De qualquer modo, já se adivinhava que iria acontecer algo similar...

No jornal Público (Última Hora) de 24/05/2007: "PSD, CDS-PP e PCP exigiram hoje a demissão da directora regional de Educação do Norte, lançando duras críticas ao silêncio do Governo sobre o processo disciplinar movido ao professor Fernando Charrua por "delito de opinião".
(...)
"Esta actuação persecutória ressuscita o delito de opinião, premeia a bufaria cobarde e tresanda a retaliação mesquinha", acusou Marques Guedes, considerando que se está perante "um comportamento próprio do antigo regime"।

http://profslusos.blogspot.com/


Progressão na carreira

Governo recua e abre a porta a progressões na carreira em 2008. Sexta-feira, Maio 25, 2007

No Público de 25/05/2007: "O secretário de Estado da Administração Pública chamou ontem os jornalistas, à tarde, para lhes ler de um texto onde garante que "o Governo assegurará a aplicação em pleno, já em 2008, de todos os mecanismos remuneratórios do novo sistema [de vínculos, carreiras e remunerações]". Mais tarde, o ministério revelou que "podem registar-se, à luz da lei que ficará aprovada, alterações das posições remuneratórias dos funcionários já em 2008", o que significa o fim do congelamento em vigor. Esta posição configura um recuo face àquilo que o mesmo responsável confirmara ao final da manhã, após encontros com delegações sindicais - que o descongelamento das carreiras só aconteceria em 2009."

Ver Artigo Completo (Público)

segunda-feira, maio 21, 2007

Irregularidades na gestão de professores custam cerca de um milhão de euros ao Estado

As irregularidades na gestão e distribuição de serviço aos professores custam anualmente ao Estado cerca de um milhão de euros, de acordo com um relatório da Inspecção-Geral da Educação. Segundo o documento, as situações de incumprimento detectadas este ano lectivo, como o pagamento de horas extraordinárias irregulares, representam um custo que ascende a 906 mil euros, tendo os horários indevidamente ocupados por professores contratados custado cerca de 330 mil euros e os indevidamente ocupados por docentes destacados aproximadamente 338 mil.

RR Relatório da IGE

Quadros interactivos melhoram resultados


Um estudo europeu sobre o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação nos resultados escolares revela que utilizar quadros interactivos leva a melhores resultados nos testes escolares, sobretudo em disciplinas como Matemática, Inglês e Ciências Naturais. O relatório, da European Schoolnet, analisou os resultados de 17 estudos sobre TIC feitos no Reino Unido e em outros países europeus entre 2002 e 2006.
Estudo

www.educare.pt

quinta-feira, maio 17, 2007

ME quer mofdificar cursos!!!

O Ministério da Educação pretende reforçar a vertente prática e experimental dos cursos científico-humanísticos e a formação científica dos alunos. As modificações entrarão em vigor já no próximo ano lectivo...

A partir do ano lectivo de 2007/2008, e de acordo com as novas directrizes do ME, está também prevista a criação do novo curso de Línguas e Humanidades, por junção dos de Ciências Humanas e Sociais e de Línguas e Literaturas.

Entre os reajustamentos pretendidos está o início de duas disciplinas bienais na componente de formação específica no 10.º ano e a frequência de duas optativas anuais no 12.º, uma das quais obrigatoriamente ligada à natureza do curso…

O relatório divulgado em Fevereiro sugeria então o aumento da carga horária naqueles cursos para um tempo lectivo semanal de 90 minutos, recomendação associada à extinção da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação enquanto obrigatória no 10.º ano…

in www.educare.pt

quarta-feira, maio 16, 2007

Rede "insuficiente" do pré-escolar.

Inspecção-geral alerta para rede "insuficiente" do pré-escolar.

Terça-feira, Maio 15, 2007

No Jornal de Notícias de 15/05/2007: "Uma em cada quatro crianças de três anos não consegue vaga num jardim-de-infância público. A conclusão é da Inspecção Geral de Educação (IGE), que apresentou ontem o relatório sobre a abertura do ano escolar.

Um dos "constrangimentos" sublinhados é a rede "insuficiente" do ensino pré-escolar, principalmente no Algarve e Lisboa - onde 41 e 60% das crianças, respectivamente, não têm acesso aos estabelecimentos públicos. O balanço da tutela é, no entanto, positivo. Já a Fenprof receia que o encerramento de escolas leve "ao quase desaparecimento" da rede pré-escolar, principalmente no Norte e Interior do país.

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

segunda-feira, maio 14, 2007

Professores, Prémio Nacional

35 Professores concorrem ao Prémio Nacional

Lusa| 2007-05-14

Dos mais de 150 mil docentes portugueses, apenas 35 são candidatos ao Prémio Nacional do Professor, lançado pelo Governo para distinguir os profissionais que se distinguem de forma excepcional no ensino…

Os professores, individualmente, não podiam concorrer, impedimento que poderá justificar o reduzido número de candidaturas, inferior a 0,1% do universo de docentes em Portugal…

Os candidatos são, maioritariamente, professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Secundário, existindo ainda 12 candidaturas referentes a docentes do 2.º ciclo, cinco ao 1.º ciclo e apenas três ao ensino pré-escolar e à educação especial.

Entre as 65 candidaturas aos cinco prémios, só duas são de professores do ensino privado…

http://www.educare.pt/educare/Detail.aspx?contentid=C07E8C1B034B4477886D3B7D1902B859&channelid=C07E8C1B034B4477886D3B7D1902B859&schemaid=&opsel=1

domingo, maio 13, 2007

Concurso - Listas Provisórias

Aviso de publicitação e Listas Provisórias de Graduação. Sexta-feira, Maio 11, 2007

Já se encontra disponível no site da DGRHE (Área de Candidatos) o aviso de publicitação das listas provisórias dos candidatos admitidos e ordenados à contratação, assim como as respectivas listas.


Utilizem os links:

- Aviso de Publicitação das Listas (DGRHE)

- Listas provisórias de ordenação e exclusão do concurso à contratação (DGRHE)

sexta-feira, maio 11, 2007

Condena a mãe de um aluno que agrediu Professora

Tribunal condena mãe de um aluno que agrediu uma professora a 525 dias de multa (07-05-2007)
A mãe de um aluno que agrediu uma professora, em Braga, foi considerada culpada dos crimes de ofensa à integridade física e injúrias.

O Tribunal de Braga condenou na semana passada a 525 dias de multa a mãe de um aluno que, em Março de 2006, agrediu uma professora no interior da sala de aulas da Escola EB1 do Fujacal, em Braga.

A condenação, cujo montante atinge os 2100 euros, prevê que, caso a multa não seja paga, a arguida cumpra 350 dias de prisão efectiva. O Tribunal obrigou ainda a agressora a pagar cinco mil euros de indemnização à docente.

A mãe do aluno foi considerada culpada dos crimes de ofensa à integridade física, injúrias e entrada em local proibido.

Em simultâneo, o Tribunal condenou Vítor Matos, de 40 anos, companheiro da alegada agressora, a 150 euros de multa por entrar em local vedado ao público.

O juiz lembrou à arguida que "são os professores que, cada vez mais, substituem os pais na educação dos filhos", sublinhando que apenas escapou à prisão por não ter antecedentes criminais ao nível de ofensas corporais.

No seu cadastro a mulher tinha já uma referência por ter sido condenada por passar cheques sem cobertura.

Sílvia Sousa foi condenada a um cúmulo jurídico de 525 dias de multa à taxa diária de 4 euros (o que totaliza 2100 euros) pelos crimes de introdução em local vedado ao público e ofensa à integridade física e injúria agravada à professora Hermínia Ferreira, em Março de 2006.

Durante o julgamento, a professora revelou ao Tribunal o modo como foi agredida pela mãe de um aluno, que lhe bateu, arranhou, puxou os cabelos e atirou ao chão. Hermínia Ferreira sentiu-se "magoada e humilhada" com as agressões de que foi alvo, mais ainda porque considera que nada as justificava. Na sequência da agressão acabou mesmo por receber tratamento hospitalar.

in Educare.PT, 7 de Maio de 2007

segunda-feira, maio 07, 2007

Mais de 97 mil adultos obtiveram um certificado de Ensino Básico


O programa Novas Oportunidades indica que 7,5 por cento dos activos que não têm o Ensino Secundário estão a tentar aumentar as suas qualificações. Desde que o sistema de reconhecimento e validação de competências foi iniciado em 2001, permitindo a certificação dos conhecimentos adquiridos fora da escola, já foram atribuídos 97.260 diplomas de Ensino Básico a adultos com baixas qualificações. Agência Financeira

Alunos usam leitores de MP3 para copiar


Após proibirem os chapéus, onde os alunos poderiam esconder cábulas, e os telemóveis, com que os alunos poderiam trocar impressões uns com os outros, muitas escolas americanas estão a pensar banir os leitores de MP3 dos exames, sob suspeita de que este seja o mais recente meio de cópia dos alunos. Alguns estudantes utilizam as funcionalidades de gravação de voz destes aparelhos para registarem a matéria em suporte sonoro e escutarem-na durante o exame, escondendo o fone no ouvido com a mão, ou utilizando a funcionalidade de "letras das músicas". CNN

domingo, maio 06, 2007

O que é o Dia da Mãe?

* Dia da Mãe foi oficialmente criado pela norte-americana Anna Jarvis, que perdeu a sua mãe em 1904. Mas a História deste dia começou muito antes, há mais de 2000 anos!

* As mais antigas celebrações do Dia da Mãe estão ligadas à comemoração do início da Primavera, na Grécia Antiga. Estes festejos eram em honra da Deusa Rhea, mulher de Cronos e mãe de todos os deuses desta cultura.

* Por seu turno, em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cibele, a mãe dos deuses romanos. O dia dedicado a esta deusa foi criado cerca de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

* Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo da Quaresma (os 40 dias antes da Páscoa) um dia chamado "O Domingo da Mãe", dedicado a todas as mães inglesas. Nesta época, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões.

Assim, no Domingo da Mãe, os criados tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.

* Sabias que a primeira vez que se falou realmente num dia especial só para mães foi nos Estados Unidos em 1872? Julia Ward Howe e algumas colegas uniram-se para lutar contra a guerra e, segundo elas, o Dia da Mãe seria um dia de paz.

http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=185

sábado, maio 05, 2007

Encarregada de educação condenada por injúria

Uma encarregada de educação foi condenada pelos crimes de injúria a uma professora e violação do espaço da Escola E.B. 2,3 de Leça da Palmeira.

O Tribunal de Comarca e de Família e de Menores de Matosinhos condenou uma encarregada de educação a uma indemnização e a uma multa pelos crimes de injúria e de invasão da Escola E.B. 2,3 de Leça da Palmeira. A sentença, tornada pública no início desta semana, surge no decorrer da queixa apresentada pela professora Armanda Zenhas contra a arguida.

De acordo com o texto da sentença, a que o EDUCARE.PT teve acesso, ficou provado que, a 25 de Novembro de 2005, a arguida "sem estar autorizada a tal, entrou no recinto da escola e dirigiu-se ao bloco A, onde conseguiu abordar a ofendida". A este crime de introdução em local vedado (que se voltou a repetir em Março de 2006), seguiu-se a injúria. Desagradada com o facto de a professora ter retirado, "no cumprimento do regulamento da escola", o telemóvel à filha, que o estava a utilizar na sala de aula, esta encarregada de educação "disse então à ofendida, em voz alta, que ela era uma frustrada, que era uma insensível, que não devia ser professora e que por causa dela a filha estava doente em casa e a faltar às aulas".

"O Estado não protege os professores"…

…"Quanto mais queixas houver, mais protegidos estamos"…

Teresa Sousa| 2007-05-04, in www.educare.pt

quarta-feira, maio 02, 2007

ISPViseu - concursos feitos à medida?

"O pedido de anulação de um concurso para professor adjunto na Escola de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu foi encaminhado para o Ministério Público. A questão está nas especificações do concurso que acabam por restringir o leque para que pouco mais do que um candidato possa participar. É um dos chamados "concursos com fotografia", que o Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) tem vindo a contestar. Até ao momento, cerca de dez casos terão sido denunciados às autoridades, levando à anulação destes actos administrativos.

Segundo Paulo Peixoto, presidente do SNESup, o problema dos concursos feitos à medida de um qualquer candidato - com identificação não apenas da área científica, mas de especializações quase com "nomes de tese" - não são exclusivos do ensino superior. "O que está em causa é o emprego público", afirma o sindicalista. Para promover o "bom senso", a instituição lançou, em 2004, uma campanha "pela transparência".

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

terça-feira, maio 01, 2007

Delegado de segurança नस escolas

Governo quer generalização da figura do Delegado de Segurança

O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, anunciou que no próximo ano lectivo todos os 1400 agrupamentos de escolas e todas as escolas não agrupadas terão um Delegado de Segurança. Valter Lemos destacou ainda a aposta nas novas tecnologias como forma de prevenção da violência e de recolha de informação. CM

Dia do trabalhador - 1.º de MAIO

Faz anos que em 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.

Dias depois os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.

Foi este o resultado desta segunda manifestação.

Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.