sexta-feira, dezembro 07, 2007

Auto-estrada Viseu-Mealhada passa por Anadia


2007-12-06 - http://www.regiaobairradina.com/news_show.htm?id=1504

Encontra-se em processo de consulta pública o troço da A24 Mealhada-Viseu, que vai ligar a A1 à A25. Ao contrário do que se previa, o IP3 não vai ser duplicado, uma vez que o traçado passa a norte da Serra do Buçaco, pelos concelhos de Mortágua, Anadia e Mealhada. Contudo, Anadia não vai ter nenhum nó de acesso à auto-estrada. A mesma irá entroncar na auto-estrada do Norte, na zona da Mealhada.

No concelho de Anadia a via rodoviária irá atravessar as freguesias de Tamengos, Aguim e Vila Nova de Monsarros. No concelho da Mealhada, a nova auto-estrada passa pelas freguesias de Ventosa do Bairro, Antes, Mealhada, Vacariça e Luso, enquanto que em Mortágua, atravessa os territórios de Trezoi, Espinho, Pala, Vale de Remígio e Sobral. A vila de Mortágua será servida por um nó.

A consulta pública do projecto da auto-estrada decorre durante 39 dias úteis, até 25 de Janeiro de 2008, estando o documento disponível para consulta na Agência Portuguesa do Ambiente, em Lisboa, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em Coimbra, e nas câmaras municipais de Cantanhede, Anadia, Mealhada, Mortágua, Santa Comba Dão, Tondela e Viseu.
O traçado agora proposto deixa claro que, uma viagem de Viseu a Coimbra por auto-estrada acaba por não ser o mais directo, implicando a entrada na A1, na zona da Mealhada.

De acordo com o documento, “a nível regional o lanço em estudo contribuirá para a criação de uma estrutura coesa, com um ordenamento do tráfego, descongestionamento das vias e integração territorial das áreas do Interior a Sul do Douro, para além de concretizar parte das ligações em falta na rede principal rodoviária, reduzindo desta forma os tempos e custos médios de percurso, aproximando as populações, promovendo o desenvolvimento das actividades económicas e potenciando as ocupações de lazer e turismo”.

http://www.regiaobairradina.com/news_show.htm?id=1504

Sem comentários: