sexta-feira, dezembro 25, 2015

Natal Significado



Significado do Natal
significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração anual, que acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro.
Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra "natal" significa "do nascimento".
Origem do Natal
Natal (com inicial maiúscula) é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo. O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado.
A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início. O Natal começou a ser celebrado para substituir a festa pagã da Saturnália, que por tradição acontecia entre 17 e 25 de dezembro. A comemoração do Natal em substituição dessa celebração foi uma tentativa de facilitar a aceitação do cristianismo entre os pagãos.
Apesar disso, alguns estudiosos afirmam que Jesus terá nascido em Abril, e que a data foi instituído pela Imperador Romano Constantino para agradar os cristãos.
História do Natal
A história do Natal está descrita na Bíblia, nos evangelhos de Mateus e Lucas. De acordo com a história do Natal descrita na Bíblia, Jesus nasceu em Belém, em um estábulo.
 Um dos textos mais conhecidos sobre o Natal se encontra na Bíblia, em Lucas 2:1-14:
Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se.
Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galileia para a Judeia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho.
Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.
Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura".
De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:
"Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens
aos quais ele concede
o seu favor".
Significado dos Símbolos de Natal
As comemorações de Natal incluem a presença de diversos símbolos tradicionais como a ceia de Natal, árvore de Natal, o Papai Noel, as músicas, a troca de presentes, o presépio, a iluminação e outras decorações natalinas.
Árvore de Natal
A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares, e normalmente é um pinheiro. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade. O costume de enfeitar as árvores de Natal surgiu em 1539 em Estrasburgo. Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais, sendo que estas últimas encontram-se à venda em cores variadas.
Papai Noel
Inspirado na figura de São Nicolau, um bispo do século III, o Papai Noel é responsável por trazer os presentes das crianças no Natal, segundo a tradição.
Estrela de Natal
Simboliza a estrela que guiou os reis magos até o local do nascimento de Jesus, segundo o relato do Evangelho de Mateus, na Bíblia.
Presentes de Natal
Os reis magos deram presentes para Jesus e o bispo Nicolau (que originou Papai Noel) era conhecido por dar presentes. Trocar presentes é uma das tradições de natal mais antigas.
Velas de Natal
Tanto as velas de Natal como as outras iluminações de natal simbolizam Jesus, que afirmou ser "a luz do mundo".
Em termos gerais, o Natal significa paz, alegria, fraternidade e generosidade. Todas as tradições associadas às comemorações natalinas proporcionam um forte aumento das vendas, constituindo a melhor época para os comerciantes.

domingo, dezembro 06, 2015

O PS vai acabar com a grande bandeira de Nuno Crato

Para Breve Também o Fim dos Cursos Vocacionais

PS arrasa aposta educativa do anterior governo


ng5346368


Vai acabar o ensino vocacional do 5.º ao 9.º ano. O básico volta a ser “integrado, global e comum a todas as crianças”

As 27 mil crianças que atualmente frequentam o ensino vocacional no básico (do 5.º ao 9.º anos) vão ser as últimas a frequentar esta via de ensino que prepara os alunos para uma profissão. O PS vai acabar com a grande bandeira de Nuno Crato, por considerar que os alunos são desviados muito cedo para um percurso alternativo. De acordo com o programa do governo socialista, os primeiros nove anos de escolaridade devem ser comuns a todas as crianças. Mais uma mudança na área da educação, na qual em poucas semanas de legislatura se acabou com as provas do 4.º ano e se introduziram alterações na prova dos professores contratados.
Ainda sem datas para o fim desta oferta nas escolas, pais e diretores antecipam que os alunos que estão nesta via vão poder terminar o seu plano de estudos (mesmo que implique ficarem até ao final do 3.º ciclo) antes de regressarem ao ensino regular ou profissional. Mas, se no próximo ano letivo já não existir vocacional, um estudante pode também fazer aí o 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) e ser depois integrado do 7.º ao 9.º anos no ensino regular. Nestes casos, a maior dificuldade pode estar no facto de ter feito o ciclo anterior em apenas um ano e, logo, com menos horas e matéria dada a disciplinas como Ciências História ou Geografia.

sábado, dezembro 05, 2015

pediatra ensina-lhe a fazer um bebé parar de chorar em 10 segundos

​Este pediatra ensina-lhe a fazer um bebé parar de chorar em 10 segundos

Parece fácil, pelo menos nas mãos deste perito. O vídeo já se tornou viral: em menos de uma semana de vida na rede, teve quase 10 milhões de visualizações

ontem às 11:10
Robert Hamilton, pediatra (Reprodução YouTube) O pediatra norte-americano Robert Hamilton divulgou, no último domingo, um vídeo em que promete ensinar os pais a acalmar um recém-nascido em poucos segundos. As imagens já se tornaram virais e, em menos de uma semana, contam já com quase 10 milhões de visualizações.
 
A técnica, a que Hamilton chama “The Hold” (“A Pega”, numa tradução livre para português), serve para acalmar bebés até aos três meses. Depois disso, ressalva o médico, torna-se difícil de aplicar por causa do peso da criança.
 
Robert Hamilton consegue acalmar os bebés em apenas quatro passos:

  • 1 – Cruzar os braços do bebé sobre o peito.
  • 2 – Segurar suavemente os braços e o queixo do bebé.
  • 3 – Com a outra mão, segurá-lo com firmeza na zona da fralda.
  • 4 – Inclinar o bebé a 45 graus e balança-lo com suavidade para cima e para baixo e rodando o cóccix. A técnica do doutor Hamilton já mereceu comentários de pediatras um pouco por todo o mundo, que alertam os pais para a necessidade de alguns cuidados ao aplica-la, já que segurar o maxilar e o peito de um bebé recém-nascido requer alguns cuidados. Os médicos sublinham também que a técnica só resulta porque é aplicada num ambiente calmo e lembram mesmo que, por vezes, um bebé se acalma mais rapidamente nas mãos de um estranho do que nas mãos dos próprios pais, simplesmente porque essa pessoa está mais tranquila que os seus progenitores.

No final do vídeo, o pediatra explica que, “por norma, os bebés acalmam”. Mas ressalva que é importante, se tal não acontecer, certificar-se que a criança não tem fome. E se, ainda assim, o choro continuar, é importante consultar um especialista, porque o bebé pode estar doente. 

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/the-hold/este-pediatra-ensina-lhe-a-fazer-um-bebe-parar-de-chorar-em-10-segundos

 

VIPs podem viajar de avião entre as cidades de Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão.

As ligações aéreas domésticas vão voltar ao País e cruzam regularmente o aeródromo de Viseu
As ligações aéreas domésticas vão voltar ao País e cruzam regularmente o aeródromo de Viseu
O tribunal de Contas anunciou no final da semama ter dado o visto ao contrato da ligação aérea Bragança-Portimão, com ligação a Viseu, assinado entre o Governo e a Aero Vip, responsável por assegurar a rota nos próximos três anos.
Fonte do TdC disse à agência Lusa que “foi reconhecida a formação de visto tácito” no processo da carreira área que vai ligar linha Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão, unindo o interior norte ao sul do país.
O processo deu entrada neste tribunal no início outubro.
Após a suspensão dos voos entre Bragança/Vila Real e Lisboa em 2012, o Governo lançou este ano um novo concurso para a exploração da ligação aérea Bragança-Portimão, ao qual foi apresentada uma única proposta pela empresa Aero Vip. A empresa Aero Vip foi responsável pela carreira aérea Bragança/Vila Real/Lisboa até à suspensão da ligação, após 15 anos de voos ininterruptos.
A duração máxima prevista para as viagens entre Bragança e Lisboa é de uma hora e 40 minutos, sendo que o tempo total máximo de viagem entre Bragança e Portimão, com todas as escalas, será de duas hor5as e meia.
O preço expectável das tarifas-
base ‎para ida e volta entre Bragança e Portimão será de 148 euros.
Relativamente aos percursos intermédios, a tarifa base de ida e de volta no percurso de Vila Real-Portimão, por exemplo, deverá rondar os 136 euros, enquanto no de Viseu-Portimão custará cerca de 130 euros, no de Cascais-Portimão rondará os 105 euros, no Bragança-Cascais os 134 euros, no de Vila Real-Cascais os 129 euros e no de Viseu-Cascais os 103 euros.
Já em relação aos percursos mais curtos oferecidos neste modelo, os preços de referência (ida e volta) deverão aproximar-se dos 32 euros entre Bragança e Vila Real, dos 58 euros entre Bragança e Viseu e dos 32 euros entre Vila Real e Viseu.
Esta carreira terá, pelo menos, duas viagens de ida e volta no período de verão, de segunda-feira a sábado, e uma frequência de ida e volta na estação inverno, igualmente de segunda-feira a sábado.
A ligação será concessionada por três anos e contará com uma dotação orçamental de 7,8 milhões de euros.
Esta concessão surge depois de, em novembro de 2012, o Governo ter suspendido os voos entre Bragança/ Vila Real e Lisboa, com o argumento de que Bruxelas não autorizava mais o financiamento direto de 2,5 milhões de euros por ano à operadora.