sábado, fevereiro 15, 2014

Genes têm um papel na homossexualidade masculina


Genes têm um papel na homossexualidade masculina, revela estudo
Uma investigação que analisou o ADN de 400 homossexuais norte-americanos descobriu que os genes de pelos dois cromossomas têm influência na orientação sexual
11:04 Sexta feira, 14 de Fevereiro de 2014 |

 335  4

Os investigadores envolvidos neste estudo fazem questão de sublinhar um ponto prévio: os genes analisados não são suficientes ou necessários para fazer com que um homem seja homossexual. A conclusão é a apenas a de que têm um papel na orientação sexual.
Para este estudo, os cientistas testaram o ADN de 400 homens homossexuais e concluiram que a região Xq28 do cromossoma X tem impacto no comportamento sexual, embora não façam ideia de que quantos genes da região possam estar envolvidos nem quantos mais estarão presentes no genoma. Outra região do cromossoma 8 também parece desempenhar um papel na sexualidade.
Investigações anteriores levaram os cientistas a especular que os genes ligados à homossexualidade masculina possam ter sobrevivido à evolução porque tornam as mulheres que os possuem mais férteis. Este poderá ser o caso dos genes na região Xq28, uma vez que o cromossona X é transmitido exclusivamente pelas mães.
Os resultados do estudo foram apresentados quinta-feira na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Chicago. "O estudo mostra que há genes envolvidos na orientação sexual masculina", afirmou Michael Bailey, psicólogo numa Universidade do Illinois.
Em 1993, um estudo do cientista Dean Hamer concluiu que mais de 10% dos irmãos de 100 homens homossexuais era também gay. Tios e primos do lado da mãe também teriam maior probabilidade de serem homossexuais. Esta ligação ao lado materno levou Hamer a analisar o cromossoma X e a descobrir que 33 dos 40 irmãos que também eram homossexuais tinham herdado marcadores genéticos semelhantes na região Xq28. Na altura, o estudo valeu ao cientista fortes críticas

Ler mais: http://visao.sapo.pt/genes-tem-um-papel-na-homossexualidade-masculina-revela-estudo=f769445#ixzz2tObcrIWd

Sem comentários: