António Barreto: A farsa da avaliação dos professores
A VERDADE, SIMPLESMENTE...
Na impossibilidade humana de "gerir" milhares de escolas e centenas de
milhares de professores, os esclarecidos especialistas construíram uma
teoria "científica" e um método "objectivo" com a finalidade de medir
desempenhos e apurar a qualidade dos profissionais. Daí os patéticos
esquemas, gráficos e grelhas com os quais se pretende humilhar,
controlar, medir, poupar recursos, ocupar os professores e tornar a
vida de toda a gente num inferno.
(...)
O sistema de avaliação é a dissolução da autoridade e da hierarquia,
assim como um obstáculo ao trabalho em equipa e ao diálogo entre
profissionais. É um programa de desumanização da escola e da profissão
docente. Este sistema burocrático é incapaz de avaliar a qualidade das
pessoas e de perceber o que os professores realmente fazem. É uma
cortina de fumo atrás da qual se escondem burocratas e covardes,
incapazes de criticar e elogiar cara a cara um profissional. Este
sistema, copiado de outros países e recriado nas alfurjas do
ministério, é mais um sinal de crise da educação.
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