sábado, setembro 19, 2009

Sernancelhe Colóquio Aquiliniano

VISEU - Afonso Henriques nasceu aqui

Afonso Henriques
por © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
"Congresso reforçou a tese do nascimento em Viseu" - historiador
publicado 18:16 19 Setembro '09
• Texto

Viseu, 19 Set (Lusa) -- O comissário-geral das comemorações dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques considerou hoje que o Congresso de quatro dias com o nome do primeiro rei de Portugal serviu para "reforçar a tese do seu nascimento em Viseu".
Aumentar a fonte do texto do Artigo Diminuir a fonte do texto do Artigo Ouvir o texto do Artigo em formato �udio
João Silva de Sousa explicou que, ao longo dos quatro dias de congresso, reuniu consenso, por parte da maioria dos conferencistas, o nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu, em Agosto de 1109.
"Apenas um conferencista apontou o nascimento para Guimarães, sem, no entanto, ter indicado um só documento nesse sentido", alegou.

quarta-feira, setembro 16, 2009

Viseu - Democracia asfixiada

Hélder Amaral fala em "asfixia democrática" no distrito de Viseu

Hélder Amaral, candidato a deputado por Viseu pelo CDS/PP, está descontente com situações que considera de "asfixia democrática" registada em muitos concelhos do distrito de Viseu.

Hélder Amaral diz ter conhecimento de situações que impedem as pessoas de se "expressarem livremente" e de integrarem candidaturas devido a “pressões” que dizem ter sofrido.

http://www.viseumais.com/viseumais/viseu/modules.php?name=News&file=article&sid=17809

“Em Sernancelhe tive pessoas que vinham ter comigo, a dizer que queriam ser candidatos do CDS, mas nem deviam estar a falar consigo, porque está do outro lado da rua um assessor do presidente da Câmara e vou ter problemas. Se isto não é asfixia democrática, não sei o que é!”, disse o candidato do CDS-PP, adiantando que “o CDS teve claras dificuldades em arranjar listas, porque em termos autárquicos, a democracia já morreu no distrito de Viseu”.

“Estive em Tondela, que é para mim dos piores, as pessoas queixam-se de perseguição. Tive até, coisa que me choca e me revolta, um jornalista que me disse Sr. Dr., por amor de Deus, apresentem candidaturas em Tondela, que já não se consegue aguentar isso”, adiantando, “eu depois percebi, porque ía a feira de Tondela, e o maior pavilhão é o da Câmara Municipal, por ventura deverá ser também o maior empregador do concelho, e está revestido de fotografias, em 90% e aparece o Sr. Presidente da Câmara. Aquilo é um culto à personalidade”, afirmou Hélder Amaral durante uma acção de campanha na Feira de Oliveira de Frades.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Professores ECD e Concursos

fonte jn
Novo ano trará nova avaliação docente
02h05m
Alexandra Inácio

Os actuais Estatuto da Carreira Docente e modelo de avaliação só se manterão no próximo ano lectivo se o PS renovar a maioria absoluta - é essa a convicção dos professores face às promessas eleitorais da actual Oposição...



Concursos dos professores podem ser próxima guerra
01h15m
ALEXANDRA INÁCIO

PS e CDS defendem, nos seus programas eleitorais, a contratação directa dos professores pelas escolas. Sindicatos e movimentos de docentes repudiam a medida, deixando antever nova contestação que poderá marcar ano lectivo e legislatura...