domingo, novembro 15, 2009

Arrancaram as obras no Parque da Cidade A primeira fase das obras no Parque Aquilino Ribeiro, mais conhecido entre os viseenses por Parque da Cidade,

Arrancaram as obras no Parque da Cidade
A primeira fase das obras no Parque Aquilino Ribeiro, mais conhecido entre os viseenses por Parque da Cidade, custará cerca de 1.5 milhões de euros. Os trabalhos já arrancaram. Seguir-se-ão depois as obras de construção dos equipamentos hoteleiros com valores acima dos anunciados.
A segunda fase, ‘por ventura a mais visível, aquela que vai dar coerência à remodelação’, consta de um restaurante e um bar, a realizar através de um concurso concepção/construção/exploração sem encargos, em princípio, para a Câmara Municipal, disse Fernando Ruas.

O Parque terá um grande aumento da área relvada e ocupação juvenil, grande replantação de arbustos, mobiliário urbano, reforço dos pontos de luz e um espelho de água, em cascata. Os pontos de água serão ligados entre si.

A alteração mais substancial começará pela adequação do espaço à vivência urbana dos dias de hoje. ‘Será um espaço de passagem e de encontro, muito mais permanente do que há 50 anos, em que a intenção era de visualização e não de fruição’, como agora acontece, adiantou Viana Barreto, ao mesmo tempo que afirma que ‘os viseenses não estão bem conscientes da riqueza que aqui têm’. O arvoredo, por exemplo, que ‘é uma coisa única!’


O espaço a requalificar é de 2,5 hectares. A área infantil ocupa 925 metros quadrados e o lago em cascata terá 1.200 metros quadrados’.
O manto vegetal do Parque da Cidade irá ser enriquecido com mais 42 árvores, 1.060 arbustos, 360 sebes de espécies diferentes e 16.040 metros quadrados de relvado.

1 comentário:

vitor m disse...

E o Fontelo, no quase total abandono...
Árvores velhas caídas, novas nem vê-las. Com condições para ser uma melhor área verde do que o parque Aquilino Ribeiro, o desmazelo é confrangedor.
Na semana passada estiveram os esgotos do Bairro de Sta Eugénia a correr pelos caminhos da mata durante 2 dias!