segunda-feira, outubro 19, 2009
Saramago Biblia
http://aeiou.visao.pt/a-biblia-e-manual-de-maus-costumes-video=f533635
"A Bíblia é manual de maus costumes" (VÍDEO)
José Saramago classifica a Bíblia como "um manual de maus costumes" e "um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana".
"Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé!", disse o escritor, numa entrevista concedida à Lusa, a propósito do lançamento mundial do seu novo livro, intitulado Caim, este domingo, em Penafiel.
"A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!", afirma o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão.
Para o Nobel da Literatura, o seu novo livro não vai escandalizar os católicos, mas admitiu que poderá gerar reacções entre os judeus.
"Na Igreja Católica não vai causar problemas porque os católicos não lêem a Bíblia, só a hierarquia, e eles não estão para se incomodar com isso. Admito que o livro possa incomodar os judeus, mas isso pouco me importa", disse.
Com Caim, Saramago regressa ao tema religioso, contando, em tom irónico e jocoso, a história de Caim, filho primogénito de Adão e Eva, quase duas décadas após o escândalo provocado pela sua obra "O Evangelho segundo Jesus Cristo" (1991).
domingo, outubro 18, 2009
ViseU Melhores acessos
Obras vão custar 6.5 milhões de euros: Acessos à cidade a partir da A25, via EN231
O acesso a Viseu, pela EN231, a partir da A25 até ao Palácio do Gelo, entroncando na Circular Norte ou subindo na direcção da Rotunda de Nelas, vai ser lançado. O valor da proposta, mais expropriações acende a 6.542.117,44 euros, 2.2 milhões dos quais só para a compra dos terrenos. As obras têm o prazo de 330 dias para execução.
sexta-feira, outubro 16, 2009
VISEU ISP
:: A segunda edição do concurso fotográfico "O meu amigo e eu" surge por iniciativa do Departamento de Zootecnia, Engenharia Rural e Veterinária da Escola Superior Agrária de Viseu.
Ver Televisão em Viseu em www.ipv.pt/vtv
_________________________________
quinta-feira, outubro 08, 2009
ECD - oposição opõe-se
NOTÍCIA DO JORNAL ECONÓMICO
Ensino
Oposição vai mesmo travar avaliação de professores
Catarina Duarte
07/10/09 00:05
Comunidade
Com o PS em minoria no Parlamento, os partidos da oposição prometem fazer desta promessa eleitoral uma das primeiras medidas da legislatura.
A oposição prometeu e está disposta a cumprir. PSD, CDS-PP, Bloco de Esquerda e PCP vão acabar com o actual modelo de avaliação e com a divisão dos professores em duas categorias. Tudo isto não deverá acontecer antes de Janeiro, disse ao Diário Económico a vice-presidente do Parlamento e deputada do PS, Celeste Correia: "Se a oposição toda avançar junta pode alterar ou mesmo revogar o modelo de avaliação. Mas antes é preciso formar Governo e primeiro ainda está o Orçamento de Estado. Não creio que o actual modelo possa ser alterado antes do início do próximo ano".
Por parte do CDS-PP, a alteração do actual modelo de avaliação e a suspensão da divisão da carreira em duas categorias é uma prioridade. "Vamos apresentar uma iniciativa legislativa assim que se iniciarem os trabalhos parlamentares", garantiu ao Diário Económico o deputado Diogo Feio.
AECs do ME, Autarquia ou Privadas?
http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&zx=1lgig6auqftes&shva=1#inbox/12435a4eeb9edb28
Recrutados numa garagem em Matosinhos (a Autobrito), sem contrato que não seja uma combinação de boca, passam recibos verdes a uma empresa chamada Edutec, sediada em Lisboa. A Edutec, que faz este negócio chorudo com algumas autarquias, fica com uma parte do dinheiro dos nossos impostos que é transferido pelo Estado para contratar estes professores. Descontando o que têm de pagar à Segurança Social, os professores ganham cerca de 300 euros por mês, ou menos. Pagam as fotocópias e todos os materiais de que precisarem. Pagam os seus transportes. Se disserem que não aceitam, logo lhes disparam a chantagem: "tenho uma lista de gente que quer...". Porque não podem dar a cara, criaram um e-mail de onde fazem a denúncia desta situação. Começaram agora mesmo a assegurar o ano lectivo.
O caso destes 150 jovens trabalhadores é mais um exemplo chocante do que acontece no nosso país e do destino a que querem condenar-nos. É a imposição violenta de relações de trabalho sem contratos e sujeitas a toda a arbitrariedade. É a criação de uma verdadeira "geração low cost", barata, descartável e sem direitos.
Mas quem decide assim o nosso destino? Para quem trabalha esta gente? Quem é o responsável por este desrespeito profundo pela suas vidas?
A resposta é simples: o Bloco Central. O Governo, pelo lado do Ministério da Educação, das leis do trabalho que escolheu e pelo modelo das AECs que estabeleceu. E Rui Rio, o paradigma autárquico do PSD, que contrata uma empresa cujo negócio se faz à custa desta exploração sem limites.
No Porto, confrontam-se vários projectos para a autarquia. Do que a campanha e os debates têm mostrado, Rio mantém a arrogância, o desprezo pelos pobres, pela cultura e pelo património da cidade. Elisa Ferreira, a estrela do PS e de Sócrates para a cidade, joga na ambiguidade e é incapaz de se comprometer com políticas claras sobre matérias tão importantes como a habitação ou a manutenção do Palácio de Cristal como equipamento público e dos seus jardins como espaço dos cidadãos. Qualquer um deles manterá esta situação de feudalismo laboral no que diz respeito a estes 150 professores, porque foram os partidos e os projectos que representam que fizeram conscientemente essa escolha.
quarta-feira, outubro 07, 2009
Viseu com Central de bio-massa
A central de biomassa deverá começar a funcionar em 2012 e vai custar 15 milhões de euros, revelou ontem Marques Mendes, administrador da Nutroton, a quem a Câmara de Viseu vendeu um lote de terreno, no Parque Industrial de Coimbrões
Viseu - Coimbra em Auto-estrada
Mangualde Online
O Governo lançou, no início deste mês, um novo concurso para a
construção da auto-estrada entre Viseu e Coimbra. A empreitada inclui
também a conclusão do ...
Veja todos os artigos sobre este assunto: