domingo, agosto 31, 2008

Rendimento Social de Inserção (RSI)

Beneficiários obrigados a restituir prestações
O Centro Distrital da Segurança Social de Viseu está a enviar cartas a diversos beneficiários, em que reclama "a restituição de prestações indevidamente pagas" por parte daqueles serviços e está a deixar algumas das famílias contactadas muito preocupadas. A situação foi denunciada pelos presidentes das Juntas de Bodiosa e S. João de Lourosa durante a reunião descentralizada da Câmara com as juntas. Os autarcas referiram que, em causa, estão valores entre os mil e cinco mil euros.
Carlos Fernandes, de 48 anos, e residente em Cabanões, na freguesia de S. João de Lourosa (Viseu), ficou em choque quando a sua mulher recebeu uma carta da Segurança Social, em que lhes era pedida a devolução de 5.400,01 euros. "Fiquei perplexo e levei a carta ao presidente da Junta, que me disse para ir esclarecer o assunto junto da instituição", contou.
Carlos Fernandes e a sua família (mulher e quatro filhos) vivem basicamente dos pouco mais de 600 euros mensais, do Rendimento Social de Inserção. "Mais de 300 euros são para a renda do apartamento, depois é preciso pagar gás, água e electricidade (cerca de 125 euros) e o resto é gasto em comida. Não sobra nada", explicou, acrescentando que não tem forma de cumprir a exigência feita pela Segurança Social.
"Há cerca de meio ano esteve cá uma técnica que viu em que condições estamos a viver e o apoio financeiro aumentou de 150 euros para os actuais 600. Agora dizem que foram pagos indevidamente e querem o dinheiro de volta, mas não tenho forma de o fazer", sublinhou. (…)
http://www.diarioviseu.pt/8577.htm
José Fonseca

Sem comentários: