domingo, setembro 23, 2007

ETAR de S. Salvador irá ser desactivada


A Estação de Tratamento de Águas (ETAR) de S. Salvador, vai ser desactivada e substituída por outra, mais moderna, projectada para 100 mil habitantes, a construir a sul, informou Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal, adiantando, ainda que uma nova barragem será construída no rio Vouga. Os dois investimentos estão avaliados em 28 milhões de euro.http://www.blogger.com/posts.g?blogID=19772358&searchType=CURRENT&page=9
Viseu, 23SET2007
Jacinto Figueiredo

sábado, setembro 22, 2007

VISEU – Côta vai ter água e esgotos tratados.


Datado de 21 de Setembro de 2007 e publicado em DR n.º 183, SÉRIE II pelos Serviços Municipalizados da Câmara Municipal de Viseu que pretende executar as obras de um contrato-quadro para a conclusão de Saneamento básico à freguesia de Côta-conclusão.

O concurso descreve a Construção de redes enterradas de abastecimento de água e de drenagem de esgotos, construção de reservatórios de água, construção de ETAR e construção de estações elevatórias de esgotos.

O custo total é de 297.000,00 euros, excluindo o IVA.

O prazo de execução é 10 meses a partir da data da consignação (para obras).

Viseu, 22SET2007.

Jacinto Figueiredo

quarta-feira, setembro 19, 2007

Viseu-Fragosela vai ter colector de esgotos e água.


Os Serviços Municipalizados da Câmara Municipal de Viseu publicou em DR n.º 181 SÉRIE II, datado 19 de Setembro de 2007 um concurso Público para execução das obras de Fragosela, Viseu respeitantes ao Colectores de Esgotos para a ETAR e construção de redes enterradas de abastecimento de água e drenagem de esgotos.

O preço base do concurso é de 488 719,90 euros, excluindo o IVA.

O prazo é 8 meses a partir da data da consignação (para obras).

Jacinto Figueiredo

Viseu, 19SET2007.

segunda-feira, setembro 10, 2007

Governo "pê èsse" impediu Universidade Pública de Viseu

Instituto Politécnico quis comprar ‘Católica’, mas o Governo impediu

O Governo impediu mais uma atitude corajosa das entidades locais ao pretenderem contribuir, com uma ‘jogada de antecipação’, para a criação da tão desejada Universidade Pública. Para o efeito, bastaria que o Poder Central autorizasse que o Instituto Politécnico comprasse a Universidade Católica – Pólo de Viseu, ...

Fonte: Notícias de Viseu http://www.noticiasdeviseu.com/modules.php?op=modload&name=PagEd&file=index&topic_id=3&page_id=4583

Alunos diferentes na escola regular até 2013.

Alunos com deficiência nas escolas regulares em 2013.

No Correio da Manhã de 07/09/2007: "As 2500 crianças e jovens que frequentam escolas de ensino especial devem ser transferidas para estabelecimentos de ensino regular até 2013. O objectivo do Governo é, segundo o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, “passar os alunos para as escolas, mas continuar com os recursos das instituições”. Estão em curso negociações com a Fenacerci e outras instituições para o fim das escolas especiais até 2013. “Serão centros de recursos e haverá outras colaborações”, explica

No total, devem ser alvo de necessidades educativas especiais neste ano lectivo 25 mil alunos. A tutela definiu redes de escolas de referência para receber os alunos com deficiência. Foram definidas 21 redes de agrupamento para os 800 alunos cegos e com baixa visão, 112 agrupamentos e escolas para 800 alunos surdos e 121 agrupamentos para a intervenção precoce, que abrangerá 4355 crianças e 492 educadores.

Escolas, professores e alunos vão ter 25 centros de recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação. Segundo os números avançados por Valter Lemos, foram criadas 163 salas especializadas em multideficiência (das quais beneficiarão 827 crianças) e 99 salas especializadas para 494 alunos com autismo. Dinheiro para apoio aos transportes não é problema, diz Valter Lemos. “Algumas famílias têm a ideia que não é melhor para o filho ir para a escola normal. Esse é um entrave que é preciso ultrapassar”, frisa.

As escolas terão mais terapeutas. De 153 em 2006, vão passar a ser 269: 146 terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e da fala, 65 formadores de língua gestual portuguesa e 58 intérpretes de língua gestual portuguesa. “Utilizamos todos os recursos para ir buscar técnicos”, garante Valter Lemos. Para já, está previsto um protocolo com a Escola Superior de Educação de Setúbal e a Universidade Católica para formar técnicos de linguagem gestual.

Ver Artigo Completo (Correio da Manhã) e Blog: http://profslusos.blogspot.com/

domingo, setembro 09, 2007

Viseu – Execução de passeios entre as Rot. De Nelas-Paulo VI.

Por Concurso Público n.º 173 II série a Câmara Municipal de Viseu vai adjudicar a Concepção e execução de passeios na Circunvalação no troço entre as rotundas de Nelas e Paulo VI.

Assim, o objecto do concurso prevê a Execução de trabalhos de pavimentação em cubinhos de vidraço, muros e rampa em betão ciclópico, rede de drenagem de águas pluviais, rede de abastecimento de água, arranjos paisagísticos e pavimentação em betuminoso.

O custo estima-se em 211.263,64 euros.

O prazo de execução é 90 dias a partir da data da consignação (para obras).

Fonte: Construlink

Jacinto Figueiredo, Viseu09SET2007

Abandono escolar agravou-se em 2006

Em 2006, a percentagem de jovens portugueses que saíram precocemente da escola e cujo nível de estudos não ultrapassa o 9.º ano de escolaridade subiu de 38,6%, em 2005, para 39,2%. Os últimos dados do Eurostat, compilados pelo Observatório do Emprego no estudo Aspectos Estruturais do Mercado de Emprego, revelam ainda que, apesar de ter havido uma contenção de três pontos no abandono escolar, ao longo dos últimos seis anos, "a taxa portuguesa continua a ser mais do dobro da verificada para a média da União Europeia". A ministra da Educação refutou estes dados, apresentando números que apontam para um redução do abandono escolar para 36,3%. DN DD

Ministério divulga dez medidas de impacto

O Ministério da Educação anunciou dez medidas de impacto positivo nas escolas, a saber:
1. Mais apoios para os alunos do Secundário;
2. Acesso a bolsas de mérito a mais discentes;
3. Subsídios de transporte para alunos do Ensino Profissional;
4. Mais apoio à família;
5. Estabilização do corpo docente;
6. Professores-titulares;
7. Celebração de contratos de autonomia;
8. Manuais do Secundário na convenção de preços;
9. Reutilização de manuais;
10. Aumento de apoios para a aquisição de manuais.
ME
DN Uma leitura crítica em Educar TerrearMinistério divulga dez medidas de impacto

sexta-feira, setembro 07, 2007

Prof. Afonso Saldanha - Homenagem

É sempre com muita tristeza que vemos partir um colega e amigo.

Transcrevo o texto curto e singelo do Paulo Neto e Eug. de Andr. que traduz muito do que me vai na alma:

"tão triste o dia...

partiste sem pré-aviso

tu, o símbolo do vigor..."(pn).

"(...)

lá onde estás chegaste antes de mim.

o sítio deve ser mais asseado,

guarda-me um lugar"(Eug.And.).

Onde quer que se encontre o Saldanha esteja em paz. Até um dia.

quarta-feira, setembro 05, 2007

Viseu – Reabilitação do Bairro 1.º de Maio.

Através de Concurso Público datado de 5 de Setembro de 2007n e DR n.º 171 SÉRIE II, a Câmara Municipal de Viseu pretende levar a efeito a Reabilitação do interior do Bairro 1.º de Maio.

O concurso em questão refere-se à reabilitação do interior Bairro 1.º Maio, sendo a executar vários tipos de trabalhos, nomeadamente a repavimentação do Bairro, a melhoria de zonas de estar através da colocação de mobiliário urbano diverso e requalificação dos espaços verdes, onde será previsto o ajardinamento e a respectiva rede de rega.

Foi igualmente executado o projecto de iluminação pública para todo o Bairro, no sentido de dotar o mesmo de melhores condições de acesso e circulação, principalmente em período nocturno.

Quantidade ou extensão total 182 370,85 euros.

Prazo em dias 180, a partir da data da consignação (para obras).

Fonte: Construlink

Jacinto Figueiredo, Viseu, 05SET2007.