terça-feira, fevereiro 26, 2013

A margarina foi originalmente fabricada para engordar perus

Margarina.... Coisa que... alguém nos devia dizer!...



A MARGARINA COMO QUE PLASTIFICA AS ARTÉRIAS:  É RESPONSÁVEL POR GRANDE PARTE DOS AVC. 
OS AMERICANOS ENTRARAM EM PÂNICO, E...  CORTARAM COM A MARGARINA.  RESULTADO? - NUNCA SE VIU TANTA PUBLICIDADE NO RESTO DO MUNDO, TENTANDO PROVAR QUE A MARGARINA É MAIS SAUDÁVEL DO QUE A MANTEIGA...

Coisas que... se calhar alguém nos devia dizer!...

A margarina foi originalmente fabricada para engordar perus. Mas
quando os perus começaram a morrer por causa dela, as pessoas que tinham investido na sua pesquisa começaram a procurar uma utilização alternativa que lhes permitisse, no mínimo, recuperar o investimento.
Foi nessa altura que alguém se lembrou de juntar um corante amarelo ao que era até aí uma substância branca, tornando-a mais apetecível para consumo humano, e apresentá-la no mercado como um substituto da manteiga.

Mas será que você sabe qual é realmente a diferença entre a margarina e a manteiga? Vejamos:
- Ambos têm a mesma quantidade de calorias.
- A manteiga tem um pouco mais de gorduras saturadas (8 gramas contra 5 gramas da margarina).
- De acordo com um estudo da Harvard Medical, comer margarina pode aumentar em 53% as doenças cardíacas em mulheres, relativamente àquelas que comem a mesma quantidade de manteiga.

A manteiga:
- aumenta a absorção de nutrientes presentes em outros alimentos.
- traz mais benefícios nutricionais do que a margarina (e os que a margarina tem foram adicionados artificialmente!)
- é mais saborosa que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos.
- existe há séculos, e a margarina há menos de 100 anos.

A margarina:
- Triplica o risco de doença cardíaca coronária ...
- Aumenta o colesterol total e o LDL (este é o colesterol ruim) e diminui o colesterol HDL (o colesterol bom)
- Aumenta o risco de cancro em 500%
- Reduz a qualidade do leite materno
- Diminui a resposta imunológica (= enfraquece o sistema imunitário).
- Diminui a resposta à insulina.

E, finalmente, a parte mais interessante e perturbadora:
A margarina está a uma molécula de ser... plástico. E possui 27 ingredientes que existem na... tinta de pintar.
Se não está convencido, faça a seguinte experiência:

Abra uma embalagem de margarina e deixe-a aberta num local à sombra durante alguns dias. Vai poder constatar algumas coisas muito interessantes:
1º Não há moscas! (isso deve querer dizer alguma coisa!!!)
2º A margarina não mostra sinais de apodrecimento, decomposição ou alteração no cheiro.
3º Não tem  bolor. Nada se desenvolve ou cresce nela.
Ou seja, nem as moscas nem os mais pequenos microrganismos se interessam por aquilo. Não há ali nada de bom.
Porquê? - porque a margarina é quase plástico.
A questão agora é:
- Será que vai continuar a barrar as suas tostas com plástico derretido?
Se sim, lembre-se que, quando lhe acabar a margarina, pode obter praticamente o mesmo efeito derretendo um Tupperware... e até tem mais cores à escolha.

terça-feira, fevereiro 19, 2013

Viseu Violência Doméstica comparativos

Posted: 18 Feb 2013 08:41 AM PST
Carlos Cunha
Carlos Cunha, professor e vogal da  CPD do CDS-PP, deixa aqui a sua opinião.
Vítimas de violência doméstica em Viseu: autarquia deu finalmente o primeiro passo…
«No decorrer desta semana, a Câmara Municipal de Viseu (CMV) anunciou que iria disponibilizar alguns apartamentos para as vítimas de violência doméstica, situados num prédio que está a ser recuperado pela Sociedade de Reabilitação Urbana Viseu Novo, no centro histórico, mais precisamente na Calçada da Vigia.
       
Apesar de ser uma obra prioritária, a CMV despertou, tardiamente, para este problema, que nos últimos anos tem vindo a aumentar de um modo preocupante, tanto ao nível nacional, como local. Esta problemática é fruto de múltiplas causas, encontrando-se à cabeça os problemas com o alcóol, a depedência de substâncias tóxicas ou económica e o desemprego.
       
De acordo com os dados da Direção Geral da Administração Interna, o distrito de Viseu, nos anos de 2009 e de 2010, ocupava o 9º lugar no ranking negro das estatísticas sobre violência doméstica com um total de 737 queixas, sendo 543 apresentadas à GNR e 194 à PSP. Em 2010, os casos de violência doméstica aumentaram para 763.
       
No referente ao género, a violência doméstica atinge principalmente mulheres, com um registo de 85% da média nacional. 80% dos casos ocorreram na residência e cerca de 44% registaram-se em frente de menores, sendo que a faixa etária com o maior número de incidências se situa entre os 25 e os 65 anos.  46% das vítimas são casadas, 30% solteiras e 15% divorciadas.
       
No respeitante às habilitações académicas, 21% das vítimas têm apenas o 1ºCEB, 17% o 12º ano e 9% apresentam formação académica de nível superior, verificando-se assim que a violência doméstica é um fenómeno transversal.
       
Em relação à profissão, 51% das vítimas têm emprego, 20% estão desempregadas, 10% estão reformadas, 12% são domésticas e 7% são estudantes.
       
Como se vê pela análise dos números, facilmente se conclui que os responsáveis da autarquia viseense acordaram tarde para este problema.  Mas lá diz o povo na sua imensa sabedoria que vale mais tarde do que nunca, pois, este apartamento, para além de ser um porto de abrigo, representará para quem o vier a habitar um recomeço e o início de uma nova etapa, mas para que tal aconteça é necessário colocar ao dispor das vítimas os apoios necessários, de modo a encontrarem a força suficiente que as ajude a superar uma das fases de maior debilidade emocional das suas vidas.
Carlos Cunha -  Professor do Agrupamento de Escolas de Viseu Norte (Abraveses), Conselheiro Nacional do CDS-PP eleito pelo Distrito de Viseu e Vogal da Comissão Política Distrital do CDS-PP.
Viseu, 18 de Fevereiro de 2013.»

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Poema de Rui Barbosa

“De tanto ver triunfar as nulidades,
 de tanto ver prosperar a desonra,
 de tanto ver crescer a injustiça,
 de tanto ver agigantarem-se os poderes
 nas mãos dos maus,
 o homem chega a desanimar da virtude,
 A rir-se da honra,
 a ter vergonha de ser honesto”

(Rui Barbosa)

terça-feira, fevereiro 12, 2013

Viseu tem Foral Manuelino há 500 anos

Posted: 11 Feb 2013 08:01 AM PST
Via email de: viseumais.com viseumais@gmail
O Município de Viseu assinala ao longo do ano de 2013 os 500 anos da outorgação do Foral de D. Manuel I à cidade, através de um vasto leque de acções, inseridas nos diversos ecrãs da programação cultural do Município: 6º. Festival de Música da Primavera, Festival de Teatro Jovem, Marchas dos Santos Populares, Ciclo de Conferências; Exposições; Concertos; Edições municipais ( sendo a Agenda 2013 o primeiro suporte gráfico editado), entre outras.
Apontamento histórico
O foral ou carta de foral era um diploma, normalmente concedido pelo Rei, ou por um senhorio laico ou eclesiástico, a determinada terra. Constitui a forma mais significativa das chamadas cartas de privilégio. Estabelecia a forma como se administravam e mencionavam os tributos devidos, ou privilégios concedidos aos moradores de determinada terra.
No reinado de D. Manuel I os forais medievais foram reformulados e sistematizados. Passaram a ser designados por Forais Novos ou Forais Manuelinos.
O foral foi a base de criação do município, determinante para assegurar as condições de fixação e prosperidade da comunidade pela concessão de liberdades e privilégios aos seus habitantes.

Viseu teve quatro forais
:
Em 1123 – a rainha D. Teresa concedeu o primeiro foral. Está arquivado na Torre do Tombo;
Em data incerta, não se sabe exactamente quando, D. Afonso Henriques deu a Viseu o foral que entretanto se perdeu, como se perderam tantos outros;
Em 1251, D. Pedro Gonçalves e o Cabido do Couto da Sé deram o 3º foral a Viseu;
Finalmente, em 15 de Dezembro de 1513, o novo foral de Viseu foi concedido por D. Manuel.

Descrição física

O foral de Viseu foi encadernado em capas de madeira, forradas de couro. Contém nos 4 ângulos das duas faces exteriores 8 esferas armilares de metal amarelo e no centro dois escudos, cada um com as armas reais – sete castelos e a coroa. Escrito em letra gótica, é constituí-lo por 20 folhas de pergaminho. Contém 15 títulos que abrem com letras trabalhadas, umas em vermelho, outras em azul, alternadamente.
A página de rosto é iluminada, estando dividida em 3 secções: no centro um escudo coroado e ao lado duas esferas armilares. Por baixo pode ver-se uma tarja estreita horizontal, com a legenda “DOM MANUEL”, para logo continuar numa tarja quadrada, em fundo branco, com uma decoração de um ramo de cravos e uma coruja e ainda um ramo de botões de rosa, uma borboleta e uma pequena flor, em fundo azul.
O Foral Manuelino de Viseu está à guarda da Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva, propriedade do Município de Viseu.

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Viseu ETAR Sul



O lançamento do concurso público internacional para a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Viseu Sul foi ontem aprovado pelo executivo municipal.
A obra, com um valor base de 23 milhões de euros, vai permitir o desmantelamento das ETAR de São Salvador e de Teivas e estará concluída até finais de 2015.
A ETAR Viseu Sul, de grandes dimensões, vai ser construída depois de terem sido assegurados os meios financeiros para a sua concretização.
O presidente da edilidade, Fernando Ruas, já disse que a obra “é para ser concretizada, depois de algum tempo de indefinição devido ao seu custo elevado”, adiantando que  “esta será a concretização de uma obra estruturante para o concelho”.
Posted: 05 Feb 2013 08:21 AM PST  pulicado em: Viseu Mais https://mail.google.com/mail/u/0/?hl=pt-BR&shva=1#inbox/13cad9255a845821