sábado, abril 28, 2012

Pink_Floyd

http://www.youtube.com/watch?v=RF_rT4C1e1g&feature=share

ALECRIM Chá Benefícios

ALECRIM, ERVA SAGRADA.... BENEFICIOS DO


Quero partilhar um pequeno acontecimento que se deu entre mim e o Alecrim.
Já lá vão uns anos que me apareceu um caroço nas costas do tamanho aproximadamente dum ovo.
De acordo com o Rx e a Eco, o meu médico disse-me tratar-se de um quisto linfático.
Fui ao cirurgião Prof. Bento de Jesus marcar operação.
Entretanto encontrei-me com uma amiga que me disse que alguém na família teve uma coisa parecida.
Adiantou que ia ao Alentejo visitar a avó e que me traria Alecrim para fazer chá e beber.
A avó tinha dito que " isso de caroços desfazem-se com chá de Alecrim "!
Como ainda tinha um mês de espera para a pequena cirurgia, resolvi aceitar este conselho precioso da avó.
Próximo da data da cirurgia, reparei que já não tinha caroço (?!).
Fui falar com o Professor dizendo-lhe que talvez não fosse necessário operar.
Ele quis examinar-me com a ajuda da Eco, mas não encontrou nada!!!
Ele perguntou-me, com aquela amizade que nos unia: O que aconteceu? O que foi que fez?
Respondi-lhe com um sorriso : Bebi chá de Alecrim!
Ele apenas me disse : Já tinha ouvido falar nisso pelos meus avós! Rimos os dois e desmarcámos a operação.
Nunca mais me apareceram quistos, mas eu faço uma limpeza, de vez em quando,
bebendo chá de Alecrim.
É preciso, no entanto, ter em conta que muito chá de Alecrim também pode fazer subir a tensão arterial!

Recebi de uma amiga via email Regina B.

segunda-feira, abril 23, 2012

Educação Professora Agredida na Aula

PARTICIPAÇÃO DISCIPLINAR MUITO GRAVE:



Professora agredida: Leonídia Marinho

Grupo Disciplinar: 10º B - Filosofia

Agressor: ********



Contextualização:



Dia vinte e seis de Março de 2010. Último dia de aulas. Às 14 horas dirigi-me à sala 15 no Pavilhão A para dar a aula de Área de Integração à turma 10º DG do Curso Profissional de Design Gráfico. Propus aos alunos a ida à exposição no Polivalente e à Feira do Livro, actividades a decorrer no âmbito dos dias da ESE. A grande maioria dos elementos da turma concordou, com excepção de três ou quatro elementos que queriam permanecer dentro da sala de aula sozinhos. Deixar que os alunos fiquem sozinhos na sala de aula sem a presença do professor é algo que não está previsto no Regulamento Interno da Escola pelo que, perante a resistência dos alunos que não manifestavam qualquer interesse nas actividades supracitadas decidi que ficaríamos todos na sala com a seguinte tarefa: cada aluno deveria produzir um texto subordinado ao tema "A socialização" o qual me deveria ser entregue no final da aula. Será preciso dizer qual a reacção dos alunos? Apenas poderei afirmar que os alunos desta turma resistem sempre pela negativa a qualquer trabalho porque a escola é, na sua perspectiva, um espaço de divertimento mais do que um espaço de trabalho. Digamos que é uma Escola a fingir onde TUDO É PERMITIDO!

É muito fácil não ter problemas com os alunos. Basta concordar com eles e obedecer aos seus caprichos. Esta não é, para mim, uma solução apaziguadora do meu estado de espírito. Antes pelo contrário. A seriedade é uma bússola que sempre me orientou mas tenho que confessar, não raras vezes, sinto imensas dificuldades em estimular o apetite pelo saber a alunos que têm por este um desprezo absoluto. As generalizações são abusivas. Neste caso, não se trata de uma generalização abusiva mas de uma verdade inquestionável. Permitam-me um desabafo: os Cursos Profissionais são o maior embuste da actual Política Educativa. Acabar com estes cursos? Não me parece a solução. Alterem-se as regras.



Factos ocorridos na sala de aula:



Primeiro Facto: Dei início à aula não sem antes solicitar aos alunos que se acomodassem nos seus lugares. Todos o fizeram exceptuando o aluno ***********, que fez questão de se sentar em cima da mesa com a intenção manifesta de boicotar a aula e de desafiar a autoridade da professora.

Dei ordem ao aluno para que se sentasse devidamente e este fez questão de que eu o olhasse com atenção para verificar que ele, ***********, já estava efectivamente sentado e ainda que eu não concordasse com a sua forma peculiar de se sentar no contexto de sala de aula, seria assim que ele continuaria: sentado em cima da mesa. Por três vezes insisti para que o aluno se acomodasse correctamente e por três vezes o aluno resistiu a esta ordem.







Reacção da maioria dos elementos da turma: Risada geral.

Reacção do aluno *********: Olhar de agradecimento dirigido aos colegas porque afinal a sua "ousadia" foi reconhecida e aplaudida.

Reacção da professora: sensação de impotência e quebra súbita da auto-estima.

Senti este primeiro momento de desautorização como uma forma que o aluno, instalado na sua arrogância, encontrou de me tentar humilhar para não se sentir humilhado.

Como diria Gandhi, "O que mais me impressiona nos fracos, é que eles precisam de humilhar os outros, para se sentirem fortes..."

Saliento que neste primeiro momento da aula a humilhação não me atingiu a alma embora essa fosse manifestamente a intenção do aluno.



Segundo Facto: Dei ordem de expulsão da sala de aula ao aluno **********, com falta disciplinar. O aluno recusou sair da sala e manteve-se sentado em cima da mesa com uma postura de "herói" que nenhum professor tem o direito de derrubar sob pena de ter que assumir as consequências físicas que a imposição da sua autoridade poderá acarretar.

Nem sempre um professor age ou reage da forma mais correcta quando é confrontado com situações de indisciplina na sala de aula. Deveria eu saber fazê-lo? Talvez! Afinal, a normalização da indisciplina é um facto que ninguém poderá negar. Deveria ter chamado o Director da Escola para expulsar o aluno da sala de aula? Talvez...mas não o fiz. Tenho a certeza de que se tivesse sido essa a minha opção a minha fragilidade ficaria mais exposta e doravante a minha autoridade ficaria arruinada.

Dirigi-me ao aluno e conduzi-o eu própria, pelo braço, até à porta para que abandonasse a sala. O aluno afastou-me com violência e fez questão de se despedir de uma forma tremendamente singular: colocou os seus dedos na boca e em jeito de despedida absolutamente desprezível, atirou-me um beijo que fez questão de me acertar na face com a palma da mão. Dito de uma forma muito simples e SEM VERGONHA: Fui vítima de agressão. Pela primeira vez em aproximadamente vinte anos de serviço.

Intensidade Física da agressão: Média (sem marcas).

Intensidade Psicológica e Moral da agressão: Muito Forte.

Reacção dos alunos: Riso Nervoso.

Reacção do aluno **********: Ódio visível no olhar.

Reacção da professora: Humilhação.

Ainda que eu saiba que a humilhação é fruto da arrogância e que os arrogantes nada mais são do que pessoas com complexos de inferioridade que usam a humilhação para não serem humilhados, o que eu senti no momento da agressão foi uma espécie de visita tão incómoda quanto desesperante. Acreditem: a visita da humilhação não é nada agradável e só quem já a sentiu na alma pode compreender a minha linguagem.

Terceiro Facto: O aluno preparava-se para fugir da sala depois de me ter agredido e, conforme o Regulamento Interno determina, todos os alunos que são expulsos da sala de aula terão que ser conduzidos até ao GAAF, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família. Para o efeito, chamei, sem êxito, a funcionária do Pavilhão A, que não me conseguiu ouvir por se encontrar no rés-do-chão. Enquanto tal, não larguei o aluno para que ele não fugisse da escola (embora lhe fosse difícil fazê-lo porque os portões da escola estão fechados).

Mais uma vez, o aluno agrediu-me, desta vez, com maior violência, sacudindo-me os braços para se libertar e depois de conseguir o seu objectivo, começou a imitar os movimentos típicos de um pugilista para me intimidar. Esta situação ocorreu já fora da sala de aula, no corredor do último piso do Pavilhão A.

Reacção dos alunos (que entretanto saíram da sala para assistir à cena lamentável de humilhação de uma professora no exercício das suas funções): Risada geral.

Reacção do aluno ********: Entregou-se à funcionária que entretanto se apercebeu da ocorrência.

Reacção da Professora: Revolta e Dor contidas que só o olhar de um aluno mais atento ou mais sensível conseguiria descodificar. Porque, acreditem: dei a aula no tempo que me restou com uma máscara de coragem que só caiu quando a aula terminou e sem que nenhum aluno se apercebesse. Entretanto, a funcionária bateu à porta para me informar que o aluno queria entrar na aula para me pedir desculpa pelo seu comportamento "exemplar".

Diz-se que um pedido de desculpas engrandece as partes: quem o pede e quem o aceita. Não aceitei este pedido por considerar que, fazendo-o, estaria a pactuar com um sistema em que os professores são constantemente diabolizados, desprestigiados e ameaçados na sua integridade física e moral. Em última análise, a liberdade não se aliena. O aluno escolheu o seu comportamento. O aluno deverá assumir as consequências do comportamento que escolheu e deverá responder por ele. É preciso PUNIR quem deve ser punido. E punir em conformidade com a gravidade de cada situação. A situação relatada é muito grave e deverá ser punida severamente. Sou suspeita por estar a propor uma pena severa? Não! Estou simplesmente a pedir que se faça justiça.

Vamos ser sérios. Vamos ser solidários. Vamos lutar por uma Escola Decente.

Ps: Este caso já foi participado na Polícia e seguirá para Tribunal.

Ermesinde, 30 de Março de 2010
Recebida por email de A. Cordeiro

sexta-feira, abril 13, 2012

Agua horas para beber a saúde agradece

Água Antes de Dormir

Cerca de 90% dos ataques de coração ocorrem de manhã cedo
e podem ser minimizados se tomarmos um ou dois copos de água
(NÃO bebida alcoólica ou cerveja) antes do repouso da noite.
Eu sabia que a água é importante
Mas nunca soube sobre as horas especiais para a beber.
Tu sabias?!
Bebendo água na hora correcta, maximizas a sua efectividade no corpo
humano:
1 copo de água depois de acordar – ajuda a activar os órgãos internos
1 copo de água 30 minutos antes de uma refeição – ajuda a digestão
1 copo de água antes de tomar um banho – ajuda a baixar a pressão
sanguínea
1 copo de água antes de ir para a cama – evita um derrame cerebral ou
ataque de coração
Por favor, passa isto para as pessoas com as quais te preocupas...
Eu acabo de o fazer!!!...

Recebi por Email de C. Monteiro

Eça de Queiroz

Genialidade é conseguir condensar numa obra, numa página, ou se possível num parágrafo, uma "fotografia" fiel de um tempo concreto, mas que ao mesmo tempo seja suficientemente intemporal para perdurar.

Eça de Queiroz

Mudanças nas escolas para 2012 2013

http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentID=EACD109D-9A4D-465A-A857-63BC54A59A25&channelID=00000021-0000-0000-0000-000000000021

As turmas do 5º ao 12º ano de escolaridade vão ser maiores, passando do máximo de 28 para 30 alunos. O despacho do secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, Casanova de Almeida, divulgado no Portal das Escolas, estipula que o número mínimo de alunos por turma passa de 24 para 26.


Por:Edgar Nascimento


Para constituir turma no recorrente, é exigido um mínimo de 30 alunos. No pré-escolar, as turmas terão entre 20 a 25 crianças, excepto no caso de terem três anos – cada educador não deve ter mais que 15 alunos na sua sala. Segundo o despacho, os pais podem escolher a escola para os filhos (do pré-escolar ao 9º ano), mas se na área de residência houver vaga em escola com o plano de formação desejado, os custos associados à ida para fora da área de residência ficam a cargo da família do aluno. O pedido de matrícula deve ser feito preferencialmente pela internet, de 15 de Abril a 15 de Junho.